Projeto Saberes do Vale valoriza tradição do Vale do Paraíba

Quatro filmes documentários e uma exposição virtual serão lançados oficialmente na cidade de São José dos Campos


O Projeto Saberes do Vale: Cultura e Educação no Vale do Paraíba será lançado oficialmente na próxima terça-feira (31), em São José dos Campos. O projeto tem como objetivo reunir, documentar, preservar e divulgar saberes e fazeres da região.

Além do lançamento oficial, os quatro documentários do projeto serão exibidos em quatro cidades da região para a população local. A estreia oficial será às 17h, na Casa de Cultura Caipira Zé Mira, e contará com a presença de autoridades políticas de cidades do Vale do Paraíba e personagens que participaram do projeto.

Também haverá uma exposição virtual do projeto, disponível em www.saberesdovale.com.br, apresenta fotos, vídeos extras, making of do projeto, versões em PDF do Kit Educativo para download e outras atividades educativas, resultado dos conteúdos coletados na ampla pesquisa realizada.

"É de grande importância que este material chegue ao maior número de professores e escolas possíveis, pois ele valoriza a cultura da região e estimula a reflexão das crianças e adolescentes para um reconhecimento de sua história e identidade", afirma Júlia Picchioni, da Tomara! Educação e Cultura, uma das idealizadoras e realizadoras do Saberes do Vale.

As escolas da rede pública de ensino dos municípios ainda receberão kits educativos impressos, que incluem um DVD com os quatro documentários (Brincar, Comer, Criar e Morar); um material do professor, que apresenta orientações gerais para compartilhar os princípios e valores do projeto Saberes do Vale e estimular a reflexão das aulas com estes conteúdos; e um caderno de atividades, com sugestões de aulas direcionadas preferencialmente para as turmas de Ensino Fundamental II.

O projeto é patrocinado pela EDP São Paulo, distribuidora de energia na região, por meio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP. 

Confira as cidades e datas das exibições abertas dos documentários:
- 06 de novembro: Monteiro Lobato, às 20h30, na Praça do Coreto (Praça Comendador Freire, s/nº).
- 15 de novembro: Caçapava, às 11h, no Parque Municipal da Moçota (rua Antônio Guedes Tavares, s/nº - Vila Menino Jesus).
- 16 de novembro: Tremembé, às 19h, no Centro Educacional Antônio de Mattos Barros (rua 18, nº 311, Jardim Alberto Ronconi).
- 17 de novembro: Pindamonhangaba, às 19h30, na Praça do Quartel (Praça Padre João Faria Fialho, s/nº)