São José dos Campos conta com "Mostra Teatro da Rua Eliza - 10 anos"

Programação terá atrações gratuitas para diferentes públicos


Administrado pela Cia. do Trailler - Teatro em Movimento, o conhecido Teatro da Rua Eliza, espaço de arte, cultura, formação e resistência de São José dos Campos, celebra sua primeira década. A comemoração fica por conta da "Mostra Teatro da Rua Eliza - 10 anos", com programação repleta de atrações gratuitas para todas as idades, de espetáculos e shows a debates, palestras e oficinas. O evento será realizado do dia 5 ao dia 23 deste mês, no espaço Teatro Marcelo Denny, localizado no Jardim São Dimas, e parque Santos Dumont, na Vila Adyanna, com financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Há pouco mais de 10 anos, o pequeno galpão localizado na então Rua Eliza (hoje Rua da Inconfidência) serve de espaço para cursos, ensaios, produções e espetáculos de várias trupes joseenses. Desde 2020, a Cia. do Trailler passou a divulgar o espaço como Teatro Marcelo Denny, em homenagem ao pesquisador e diretor artístico de Pindamonhangaba, falecido há cerca de três anos.

"A mostra pretende fazer um recorte da produção teatral do interior do estado de São Paulo, por isso conta com peças da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Campinas, e Ribeirão Preto", explica a atriz e diretora Caren Ruaro, que assina a coordenação e curadoria artística do evento, junto com André Ravasco.

Espetáculo Espetáculo "Maria Peregrina" é um dos destaques do primeiro fim de semana da mostra (Foto : Divulgação/Teatro da Rua Eliza)

Programação

A Mostra Teatro da Rua Eliza será aberta na próxima quarta-feira, com exposição de telas de Marcos Santos, às 18h, no Denny. Na sequência, o público poderá conferir o espetáculo "Maria Peregrina", de Luis Alberto de Abreu, com a Cia. Teatro da Cidade e direção de Carlos Mendel, às 20h, no mesmo local. O primeiro fim de semana da mostra tem música e teatro como destaques. A partir das 21h de sexta-feira (7), no Denny, tem o show "Infiéis - ou quando Deus saiu em viagem de negócios", com o coletivo Experiência Dylan e direção de Carlos Rosa. No sábado, a partir das 16h, o Grupo Teatro do Imprevisto canta a resistência feminina personificada na história de uma menina que não queria nascer, no espetáculo "No Quintal do Mundaréu", com direção de Luis Carlos Laranjeiras, no Parque Santos Dumont. Logo mais, às 21h, tem o espetáculo "88 (Oitenta e Oito)", com o grupo Aya e direção de Edson Gory, no Teatro Marcelo Denny.

Espetáculo Espetáculo "88", com o Grupo Aya (Foto : Divulgação/Teatro da Rua Eliza)

Acessibilidade em LIBRAS

Encerrando o primeiro final de semana da Mostra Teatro da Rua Eliza, Luciano Draetta, do Circo Navegador, de São Sebastião, apresenta do espetáculo "On Cô Tô? Prom Co Vô?" no domingo (8), às 16h, no Parque Santos Dumont, com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Mais tarde, às 20h, tem o espetáculo "Como se Fosse", com o Grupo Matula, de Campinas, com direção de Verônica Fabrini. Todas as atrações têm entrada franca.

A Mostra Teatro da Rua Eliza ainda reserva ações formativas em sua programação, a exemplo da parceria com o Circo Navegador de São Sebastião, que apresenta seu projeto-livro em comemoração aos 25 anos do projeto, no domingo, dia 9, a partir das 18h30, no Teatro Marcelo Denny.

Interessados já podem se inscrever para a oficina online "Teatro Épico", com Alexandre Mate, até o próximo domingo (9), pelo linktr.ee/teatromarcelodenny . A atividade será realizada nos dias 11,12 e 13/7, das 18h às 20h.

Na próxima terça-feira, a partir das 20h30, tem a palestra "Teatro Contemporâneo - Uma perspectiva cenográfica", com Lívia Loureiro, no Denny. Já na quinta-feira, no mesmo local, terá a palestra "Teatro e Memória", com Marcelo Soler, às 20h30, com acessibilidade em LIBRAS.