'Voz de Vó': memória, imaginação e afeto é atração no Teatro do Sesi São José dos Campos

Espetáculo em cartaz até 24 de fevereiro, traz olhar poético sobre o Alzheimer; entrada gratuita


"Voz de Vó" esta em cartaz no Teatro Sesi em São José dos Campos. (Foto : Divulgação)

Quando não há mais memória, o que sobra? Esse é o fio condutor do espetáculo "Voz de Vó", que oferece um olhar delicado e poético sobre a luta contra o Alzheimer, em cartaz em São José dos Campos (SP) no Teatro do Sesi, em curta temporada: até o dia 24, sempre às quintas e sextas, às 15h, e aos sábados, às 16h com entrada gratuita.  

Sara Antunes assina a direção com supervisão de Vera Holtz. A peça conta a história de Dona Genuína (Clarisse Derzié Luz), avó de Tito (Antônio de Oliveira) e Bento (Benjamim de Oliveira). Diagnosticada com Alzheimer, a idosa, por vezes, não se lembra de sua casa nem do nome dos netos. Eles então tentam preencher as lacunas da memória dela com brincadeiras e mundos imaginários. 

No jogo lúdico entre avó e netos, que intercala momentos poéticos e engraçados, a plateia é levada a sentimentos e às próprias memórias afetivas.

"Mais do que fazer um espetáculo para criança, queremos proporcionar uma experiência dentro do sentir da infância a todo público, experimentar o mundo através da brincadeira, da canção e do jogo lúdico", afirma Sara, que escreveu o texto inspirado em sua própria avó. "Ela queria ser atriz e, quando teve Alzheimer, lembrava do teatro e pedia para os atores, em conversa com televisão, esperarem por ela para o ensaio", completa. 
 
A trama é conduzida pelas crianças, já na versão adulta, interpretadas por Demian Pinto e Gui Calzavara, que assinam ainda a direção musical e executam a trilha sonora ao vivo. O desenho de luz é de Wagner Pinto, que criou no palco um ambiente de fantasia. 

A direção de arte de Analu Prestes aborda o tempo e transforma a memória numa grande colagem. Projeções de imagens da idosa, frases, bordados e desenhos acentuam o tom poético da montagem. "Contar uma história sobre memórias, infância e uma avó que amava pássaros e música, nos remete às nossas lembranças mais profundas", diz Analu. 

A produção é assinada pela Gávea Filmes, com vasto currículo trabalhos no teatro e na cena audiovisual. "Voz de vó" traz uma história repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas. 

Mais informações, CLIQUE AQUI