ALESP aprova projeto que torna obrigatório ensino de libras para professores no estado

Com a aprovação de três comissões, o projeto da Deputada Leticia Aguiar, está em condições de ser votado em plenário


Deputada Leticia Aguiar, Anderson Senna e membros da Comunidade SurdaDeputada Leticia Aguiar, Anderson Senna e membros da Comunidade Surda (Foto : Divulgação)

Na última semana, três comissões da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), aprovaram a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do Magistério no Estado.

De autoria da deputada Leticia Aguiar (PSL), o Projeto de Lei 591/2019 tem como objetivo, dar suporte a deficientes auditivos e surdos por meio da inclusão do ensino básico de Libras na formação inicial de professores de todo o Estado.

"Deve-se pensar em uma preparação para os profissionais para incluir crianças com necessidades especiais no ensino fundamental", afirmou a parlamentar em sua justificativa do projeto.

Segundo a deputada, a ideia da iniciativa surgiu a partir de reclamações de que existe uma legislação, mas que ela não era respeitada.

"De fato, a lei e seus decretos determinam de forma genérica que apenas os professores universitários e de ensino médio devem ser capacitados. É muito importante essa capacitação para garantir ao deficiente auditivo o acesso ao conhecimento. Nosso projeto aprofunda mais a questão da capacitação dos professores. Precisamos ir além", completa.

Com a decisão o projeto de lei está em condições de ir à votação no Plenário da Assembleia Legislativa, a propositura foi analisada e aprovada pela Comissão de Constituição Justiça e Redação, pela Comissão de Educação e Cultura e finalmente pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A deputada Leticia Aguiar, comemorou a aprovação do parecer favorável ao projeto nas três comissões e fica na expectativa de que o projeto seja pautado para votação em plenário.

"É mais um passo muito importante! o projeto avança na Assembleia Legislativa e os pareceres favoráveis nas três comissões, indica que estamos no caminho certo para a inclusão da comunidade surda ao uso da Língua Brasileira de Sinais nas escolas", disse a parlamentar.

"O docente devidamente capacitado poderá ensinar aos demais alunos a Libras, visando ampliar a comunicação entre todos, afastando eventuais barreiras entre alunos com deficiência auditiva e demais estudantes", finaliza.