Celular para fins pedagógicos é liberado em escolas estaduais

Estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, desde que orientadas por educadores


Estudantes poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, orientados por educadoresEstudantes poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, orientados por educadores (Foto : USP Imagens)

O uso de celulares para fins pedagógicos foi liberado em escolas estaduais do Estado de São Paulo. A nova lei para a educação foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin na segunda-feira (6).

"A Secretaria da Educação tem feito um excelente trabalho em tornar a escola mais atraente para os jovens. E de melhorar a qualidade do ensino. A Internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa. Então, será um grande salto em benefício dos alunos, disse o governador.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 11 de outubro, o projeto de lei nº 860/2016 alterou a lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em escolas estaduais.

A proposta foi encaminhada à Alesp, em 2016, após um pedido feito pelo titular da pasta. Com a sanção da lei, estudantes dos ensinos fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula em atividades pedagógicas, desde que orientadas por educadores, envolvendo-os na linguagem de seu tempo, no acompanhamento das inovações tecnológicas e despertando a criatividade no desenvolvimento de novos projetos.

O governo ainda promete para até outubro de 2018 que todas as 5 mil escolas estaduais serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A instalação da Internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica, que tornará o sinal mais rápido.

O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada - com a manutenção do monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes.

*Fonte: SP Notícias