Concursos abertos de 2021: entenda a importância de manter uma rotina saudável de estudos

Plano de estudos ajuda a manter prática em dia, para que concurseiros tenham maior chance na hora de prestar concurso


Prestar um concurso exige muito tempo, dedicação e foco do vestibulando. Por isso, a importância do plano de estudos na rotina estudantil se dá quando o vestibulando não consegue manter a concentração, o foco ou mesmo a autoestima durante seu tempo de aprendizado.

Os concursos públicos são provas que avaliam o nível de conhecimento profissional do concurseiro para cargos públicos. Consequentemente, eles oferecem para a administração a possibilidade de recrutar pessoas qualificadas para melhor desempenho das missões estabelecidas por ela, para a garantia de um serviço público de qualidade. 

Os servidores públicos são amparados pelo regime estatutário de cada lei específica de cada órgão público ao qual se qualificam. Mas, de acordo com a Emenda Constitucional n° 19/1998, todo servidor que for admitido por concurso público tem direito à estabilidade na administração pública, após ser aprovado no período de estágio probatório. 

Para passar no concurso, é fundamental que o concurseiro se dedique e crie seu próprio plano de estudos, que nada mais é do que uma forma de organizar e definir onde, quando e como seu tempo será dedicado. Para criá-lo, você precisa saber quais são as matérias que acompanham o concurso que prestará e quais são seus momentos livres no dia.

Não há regras, nem padrões, porém a forma mais básica de criar um plano é fazer uma tabela com todos os dias e horários da semana, ir completando seus compromissos e entendendo quais são os melhores horários, para que você se dedique aos seus estudos. Vale lembrar a importância de saber se você é uma pessoa diurna, vespertina ou noturna, isto é, em qual momento do dia você está mais energizado e focado.

A organização é a chave para manter um acompanhamento saudável, já que, com ela, você consegue perceber os dias mais falhos e cansativos e distribuir melhor as suas tarefas, para que você se sinta sempre bem para manter todos os compromissos do dia.

Além disso, manter um ambiente limpo e arejado ajuda, tanto no desempenho físico, quanto no mental, e, na hora de estudar, ambos andam juntos. Se seu corpo não estiver confortável e relaxado no ambiente, será mais difícil focar no seu objetivo e, consequentemente, alcançá-lo.

Não raramente, as pessoas ligam a memória aos estudos; logo, é de suma importância manter uma constância de exercícios durante a sua rotina, pois as atividades físicas aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e permitem que o corpo fique mais resistente não só para eventos de grande capacidade física, como corridas, mas também para os mentais, como longas horas de prova.

Além disso, para garantir a vaga nos concursos abertos deste ano, é interessante colocar seu objetivo como uma meta de vida, ao invés de incluí-lo apenas em seus estudos. Assim, estudar passa a ser um foco, e não um fardo, visto que tudo à sua volta se encontrará conectado com o seu objetivo de concurseiro, que agora é também um sonho.