Os cursos técnicos possuem um funcionamento diferente dos cursos de nível superior. Eles são mais curtos, com uma duração média de dois anos e possuem um conjunto de aprendizado mais prático e voltado a um setor específico do mercado. É uma ótima porta de entrada para quem precisa ter uma qualificação e para as pessoas que já têm certeza da função que desejam ocupar em uma futura graduação. O MEC reconhece um total de 29 cursos técnicos no eixo de ambiente e saúde. Abaixo, elencamos cinco dos mais promissores.
Confira:
1. Curso Técnico em Gerência em Saúde
Se você tem um perfil mais gerencial e gosta de assuntos ligados à políticas públicas de saúde, esse é o curso ideal. Tem duração de dois anos e os alunos saem com a competência de gerenciar, avaliar e controlar políticas públicas na área. O mercado de trabalho é amplo e o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, unidades de saúde, além de laboratórios, farmácias e seguradoras.
2. Curso Técnico em Radiologia
O curso de radiologia ensina o profissional a trabalhar com equipamentos de diagnóstico por meio de radiografias. O curso dura dois anos e as disciplinas da grade curricular são de áreas relacionadas à física e biologia. Além de atuar em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, esse profissional também pode trabalhar na indústria farmacêutica.
3. Curso Técnico em Enfermagem
Esse é um dos que mais geram dúvidas entre os estudantes. A área da enfermagem é ampla e vai muito além de atividades como aferir a pressão e fazer curativos. Esse campo se relaciona com saúde pública, atenção secundária, atenção terciária e diversas outras aplicações. O curso de técnico em enfermagem habilita o profissional a executar pequenas intervenções, sempre sob a supervisão de algum enfermeiro.
4. Curso Técnico em Farmácia
O curso técnico em farmácia também dura dois anos, como a maioria dos cursos de nível técnico. Possui disciplinas voltadas ao ensino da anatomia, fisiologia humana e microbiologia, além de aspectos voltados à legislação do setor. O formado pode realizar o estudo de vacinas, medicamentos e substâncias químicas, com ênfase na observação de sua atuação no organismo de cada ser vivo.
5. Curso Técnico em Nutrição e Dietética
O último da lista é para aqueles que se interessam pelo bem-estar nutricional dos indivíduos. O curso dura dois anos e apresenta conceitos ligados à anatomia e fisiologia humana, bioquímica, microbiologia, tecnologia de alimentos e administração. O profissional pode atuar no controle de qualidade da produção e transporte de alimentos, além de poder acompanhar e orientar procedimentos culinários de preparo.