Dicas de como deixar as crianças mais interessadas nos estudos

Vários pais se preocupam quando percebem que os filhos não têm estímulo na hora de estudar; saiba como ajudar o seu pequeno


É comum pais de crianças ou adolescentes se queixarem do baixo desempenho escolar dos filhos, que causa um desconforto generalizado na família, pois os adultos acabam com um sentimento de estarem errando neste momento da criação dos filhos, e as crianças acabam inseguras e desmotivadas. Estudar tem a ver com aprender, e a vontade de aprender está intrinsecamente ligada à vontade de estudar.

Não importa qual é o tipo da escola nem o que você oferece para o seu filho. O desinteresse com os estudos é comum e pode ter diferentes causas, como problemas emocionais, autoestima, falta de independência e dificuldades no processo de aprendizagem. Sendo assim, também existem muitas maneiras de ajudar o pequeno a retomar o entusiasmo com a aprendizagem.

Algumas crianças possuem mais dificuldade para aprender e reter informações do que outras, que podem indicar que as crianças podem ter problemas de concentração ou aprendizagem. Se for este o caso, para descobrir qual é a dificuldade de aprendizagem que o pequeno possui e auxiliar no tratamento, um passo importante pode ser consultar um profissional formado em pedagogia EAD ou presencial, que saberá atender as dificuldades dos pequenos. 

Maneiras de auxiliar seu filho no processo de aprendizado

Como vimos, os motivos para o baixo desempenho escolar da criança podem ter diferentes razões, e por isso, os pais são essenciais no processo de construção da confiança para que eles atinjam os resultados esperados.

É preciso encontrar as causas da desmotivação escolar, e é fundamental que este caminho seja equilibrado, sem que haja uma pressão na criança, fazendo com que ela fique com o emocional piorado e quebrando o vínculo de confiança paterno ou materno. É papel dos pais cobrar os resultados e monitorar essas atividades para que os filhos entendam a importância desse momento da vida.

Observar o comportamento da criança e estabelecer um canal de comunicação claro e direto, com diálogos saudáveis entre pai e filho, também é um caminho. 

Aproveite para passar um tempo de qualidade com ele, conversem sobre este tópico e veja como ele reage. Se abra e fale com ele sobre medos, frustrações e expectativas, e descubram mais um sobre o outro. 

Por fim, ir à escola e conversar com os profissionais de educação também pode ser um caminho. Lembre-se de estabelecer metas e dar a autonomia necessária para o pequeno trilhar o caminho dele.