Com o programa Educação 5.0, o ensino híbrido se torna uma realidade cada dia mais acessível na rede de ensino municipal de São José dos Campos. Desde a última sexta-feira (23), cerca de 10 mil chips com acesso à internet começaram a ser distribuídos nas escolas.
Para o fornecimento da tecnologia, as equipes técnicas das Secretarias de Educação e Cidadania selecionaram alunos em vulnerabilidade social que são atendidos por programas sociais.
Os alunos acompanhados de pais e responsáveis receberam o chip com instruções de uso na Escola Emannuel Antonio dos Santos, no bairro Frei Galvão.
Para a dona de casa Janaína de Araújo Pedroso, mãe dos alunos Mirella, 10 anos, e do Pietro, 7 anos, a iniciativa é uma importante ajuda. "Este é o futuro, tudo passa pela internet, eles precisam saber usar e aprender com as novidades", afirma.
"Gosto da escola, de fazer as atividades e tarefas no celular. Ter o chip vai ser bom", comenta Pietro.
Breno de Oliveira, 8 anos, estava concentrado usando o celular da mãe, Albertina da Conceição Barboza de Oliveira, enquanto aguardava a retirada da nova ferramenta. Com um sorriso tímido, concordou que "as atividades no site são legais".
Segundo Albertina, com mais dados de internet, o filho poderá completar todas as tarefas e exercícios de casa. "Estava preocupada por ele não conseguir aprender, mas agora vai melhorar. Ele já sabe mexer no celular e se sente interessado", comenta.
A tecnologia foi aprovada também pela dona de casa Ana Paula dos Santos Silva, mãe do Miguel Enzo, do 1º ano. "Nem todos os dias do mês a gente conseguia ter internet em casa, agora está garantida para o Miguel estudar. Isso vai ser ótimo", disse.
Educação 5.0
O novo programa da rede municipal de São José dos Campos possui diversas ações para acesso de estudantes e professores às novas tecnologias para a Educação. De forma inovadora, a tecnologia será integrada ao desenvolvimento dos alunos para uma formação completa, inovando nos equipamentos, espaços e ferramentas.
Além disso, professores especialistas preparam atividades, conteúdos digitais, aulas e lives educativas no Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais).
Os materiais produzidos ficam disponíveis para alunos em um ambiente virtual de aprendizagem, a Escola Virtual, que também irá oferecer formações online para responsáveis e familiares.