Educação: Monteiro Lobato é tema de diversos trabalhos no Vale do Paraíba

Produções audiovisuais foram desenvolvidas por várias escolas estaduais.


Monteiro Lobato é tema de diversos trabalhos em sua homenagem na RMVale.Monteiro Lobato é tema de diversos trabalhos em sua homenagem na RMVale. (Foto : Divulgação)

A Semana Monteiro Lobato foi comemorada de uma forma diferente. Em tempos de pandemia, a criatividade tomou conta de alunos e professores de diversas escolas estaduais da RMVale. Utilizando produção audiovisual, esses profissionais da Educação e alunos promoveram magníficos trabalhos que vão ao encontro com um dos maiores protagonistas da literatura infantil

"O principal objetivo é propagar a leitura nos espaços escolares e apresentar o universo de Lobato aos jovens", disse Rodrigo Cesar Gonçalves, professor coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Taubaté, que ressalta a importância do apoio recebido pela equipe da Diretoria de Ensino, coordenada pelo dirigente regional, Marco Polo Balestrero. "Esse apoio é fundamental para que as ações propostas sejam desenvolvidas em todas as salas de leitura".

O trabalho, que teve a participação da bisneta de Monteiro Lobato, Cléo Monteiro Lobato, durante uma live realizada pela Escola Estadual Professor Álvaro Ortiz,  foi desenvolvido por 27 escolas (que contam com sala ambiente de leitura) dividas entre as cidades de Caçapava, Taubaté, Paraibuna, Jambeiro, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, tendo como foco a busca ativa dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências socioemocionais. 

Para a supervisora de ensino Simone Maria dos Santos Silva Fraga, a valorização dos profissionais e alunos é primordial. "Reconhecemos e valorizamos os esforços de nossos professores para engajar os alunos nas atividades escolares da melhor maneira possível e desenvolvendo neles a consciência para um mundo diferente e cheio de possibilidades", explica. 

Live 

Cléo Monteiro Lobato participa hoje (27) de uma live que será transmitida pelo Google Meet às 19h. Ela fará um bate-papo com alunos da Escola Estadual Professor Álvaro Ortiz. 

Professor Flávio José Castro Ferreira durante apresentação na Semana Monteiro Lobato promovido pela Escola Estadual Cel. Joaquim Franco de Almeida. Professor Flávio José Castro Ferreira durante apresentação na Semana Monteiro Lobato promovido pela Escola Estadual Cel. Joaquim Franco de Almeida. (Foto : Divulgação)

Professora Maria Lúcia faz drop literário com alunos da EE Arrecieres Natali. Professora Maria Lúcia faz drop literário com alunos da EE Arrecieres Natali. (Foto : Divulgação)

Professor Fábio Castilho em bate-papo com Cléo Monteiro Lobato.Professor Fábio Castilho em bate-papo com Cléo Monteiro Lobato. (Foto : Divulgação)

Confira abaixo a live com a bisneta de Monteiro Lobato, Cléo Monteiro Lobato: