ENCCEJA - Mais de 1,6 milhão de estudantes fazem hoje as provas

Exame destina-se àqueles que não terminaram o ensino na idade padão


Neste domingo (29), mais de 1,6 milhão de estudantes deverão fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Nesta edição, ainda referente a 2020, a maioria dos inscritos - 1.328.608 - fará provas para certificação do ensino médio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pelo Encceja, para o ensino fundamental, há 301.438 inscritos. A participação é voluntária e gratuita, para quem não faltou à última edição, e destina-se a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

O Encceja será realizado em 662 cidades, nas 27 unidades da federação. O exame terá provas em dois turnos. De manhã, os portões ficarão abertos das 8h às 8h45 e, de tarde, das 14h30 às 15h15. Já as provas serão aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Para fazer o exame, os inscritos devem levar documento de identificação original com foto, além de caneta de tinta preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas deve ser levado para facilitar a localização. Antes do início das provas, os fiscais terão que vistoriar objetos dos candidatos. 

Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site do INEP (clique AQUI) e do Ministério da Educação.

* com informações da Agência Brasil.