Com o retorno das aulas presenciais, alunos da Escola Estadual Ministro José de Moura Resende, de Caçapava, assistiram uma intervenção literária, organizada pelo corpo docente das áreas de linguagens e códigos.
O tema abordado foi o folclore com contação de histórias folclóricas da região com ênfase nos contos de Monteiro Lobato.
"A iniciativa dessa intervenção histórica nasceu a partir da necessidade de preservar a tradição folclórica regional, estimular a criatividade, o protagonismo juvenil e sênior e também a leitura. O folclore mantém a tradição, fala sobre cultura e histórias, fonte de conhecimento das nossas origens. Em meio a tantas transformações na era da tecnologia manter essas tradições torna-se uma tarefa de grande importância e relevância social", disse a professora Lucimara Adeu.
A apresentação contou com a presença dos alunos do ensino fundamental em número reduzido por causa da pandemia, seguindo protocolos de segurança, como o uso de máscaras, por exemplo.
Retorno
As escolas estaduais começaram o segundo semestre com o retorno das aulas presenciais determinado pelo governo paulista desde o início do mês.
"Temos escolas que terão 100% dos alunos nesse retorno, e outras escolas que estarão num percentual abaixo, pois o limite físico da escola não possibilita que esse percentual seja maior", explicou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, na ocasião, antes do início do segundo semestre.
Histórico
A intervenção literária já aconteceu nesta mesma unidade escolar de Caçapava em 2019 de forma presencial, em 2020 de forma remota e esse ano de forma híbrida.