Escola estadual de Caçapava apresenta intervenção literária com histórias folclóricas

Evento teve participação reduzida de alunos por causa da pandemia.


Intervenção literária com histórias folclóricas é apresentada em escola estadual de Caçapava. Intervenção literária com histórias folclóricas é apresentada em escola estadual de Caçapava. (Foto : Denise Maroto / Divulgação)

Com o retorno das aulas presenciais, alunos da Escola Estadual Ministro José de Moura Resende, de Caçapava, assistiram uma intervenção literária, organizada pelo corpo docente das áreas de linguagens e códigos.  

O tema abordado foi o folclore com contação de histórias folclóricas da região com ênfase nos contos de Monteiro Lobato. 

"A iniciativa dessa intervenção histórica nasceu a partir da necessidade de preservar a tradição folclórica regional, estimular a criatividade, o protagonismo juvenil e sênior e também a leitura. O folclore mantém a tradição, fala sobre cultura e histórias, fonte de conhecimento das nossas origens. Em meio a tantas transformações na era da tecnologia manter essas tradições torna-se uma tarefa de grande importância e relevância social", disse a professora Lucimara Adeu

Alunos acompanham a intervenção literária na Escola Estadual Ministro José de Moura Resende. Alunos acompanham a intervenção literária na Escola Estadual Ministro José de Moura Resende. (Foto : Denise Maroto / Divulgação)

Intervenção literária é apresentada na Escola Estadual Ministro José de Moura Resende. Intervenção literária é apresentada na Escola Estadual Ministro José de Moura Resende. (Foto : Denise Maroto / Divulgação)

A apresentação contou com a presença dos alunos do ensino fundamental em número reduzido por causa da pandemia, seguindo protocolos de segurança, como o uso de máscaras, por exemplo. 

Retorno

As escolas estaduais começaram o segundo semestre com o retorno das aulas presenciais determinado pelo governo paulista desde o início do mês. 

"Temos escolas que terão 100% dos alunos nesse retorno, e outras escolas que estarão num percentual abaixo, pois o limite físico da escola não possibilita que esse percentual seja maior", explicou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, na ocasião, antes do início do segundo semestre. 

Histórico

A intervenção literária já aconteceu nesta mesma unidade escolar de Caçapava em 2019 de forma presencial, em 2020 de forma remota e esse ano de forma híbrida.