Governo de SP expande o Programa de Ensino Integral para mais 54 escolas estaduais do Vale do Paraíba

No total, serão 778 novas unidades do estado que farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI) em 2022


Educação SP expande o Programa de Ensino Integral para mais 54 escolas estaduais do Vale do Paraíba Educação SP expande o Programa de Ensino Integral para mais 54 escolas estaduais do Vale do Paraíba (Foto : Reprodução Governo de SP)

Na última segunda-feira (12), foi anunciado pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) para 778 unidades de todo estado. Entre elas, 54 escolas estaduais do Vale do Paraíba estão inclusas.

"Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros", disse Doria.

Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

"Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo", afirmou Rossieli.

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs), no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas.

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 - Educação Integral - prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.

Presente no evento, a Dirigente de Ensino de Jacareí, Thaianne Santiago Bernardino, 45, lembrou da experiência de vida para ressaltar a importância do PEI. Há 25 anos na rede estadual de ensino, ela conta que a regional onde atua vai receber mais 9 escolas PEI, que se juntarão às 15 unidades atuais.

"É uma conquista muito grande. No PEI, temos muitos pontos relevantes, como a carga horária e o conteúdo diferenciado. Os estudantes vivenciam um modelo de ensino diferenciado, com currículo mais aprofundado, podendo atingir a tutoria, o Projeto de Vida e a prática experimental. Todos eles de uma maneira mais enriquecedora", diz.

Confira a lista das 54 escolas do Vale do Paraíba que farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI):