Governo federal autoriza a criação de 6,7 mil novas vagas para docentes e técnicos nas universidades federais

Quinze mil novas vagas foram autorizadas para universidades e institutos federais sob a gestão atual.


O Governo Federal anunciou a criação de 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos nas universidades federais de todo o país. A autorização foi feita pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

Camilo destacou que a medida reforça o compromisso do presidente Lula com a expansão e valorização da rede federal de ensino. Ele lembrou que, em julho, o governo já havia autorizado 4.500 novos cargos para os institutos federais.

A ministra Esther Dweck informou que estão previstos ainda mais de 1.200 cargos de professores efetivos, 249 de substitutos e quase 5.300 técnicos administrativos. Desde o início do governo, já foram abertas 15 mil novas vagas para universidades e institutos.

Além disso, o Ministério da Educação realiza a Prova Nacional Docente (PND), que teve mais de um milhão de inscritos. O exame, voltado para licenciados, será aplicado em 26 de outubro e busca elevar a qualidade da seleção e formação de professores.

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações para valorização e qualificação docente, como bolsas de estudo, incentivos à formação e parcerias com instituições públicas. O programa pretende alcançar 2,3 milhões de professores em todo o país.

Fonte: SECOM/PR