Humanitas obtém autorização para abrir curso de medicina em SJC




A Humanitas Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos, pertencente ao grupo Suprema, de Juiz de Fora (MG), obteve autorização do MEC (Ministério da Educação) para a abertura do curso de Medicina na cidade. O primeiro processo seletivo deve ser aberto ainda neste mês. Nesta quinta-feira (11), a instituição fará o lançamento oficial do vestibular.

Instalada na cidade desde 2012, a Humanitas ocupa uma área de 4.500 metros quadrados na região sudeste, nas antigas instalações da Tecnasa. O grupo, que fundou em 2002 a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, investiu aproximadamente R$ 11 milhões na estrutura física do campus de São José dos Campos. Desde então, aguardava autorização do MEC para abrir o vestibular.

Uma outra instituição, a Anhembi Morumbi, obteve autorização do MEC no final do ano passado, dentro do plano de expansão do programa Mais Médicos. A instituição já iniciou a construção do campus em São José, em uma área de 5 mil metros quadrados na Avenida Benedito Matarazzo, próximo à marginal da Via Dutra (região oeste). A previsão é que o prédio seja entregue no final do ano e o vestibular seja aberto também até dezembro.

Na avaliação da Prefeitura, a cidade tem muito a ganhar com a chegada de duas faculdades de medicina, já que as parcerias e contrapartidas estabelecidas com essas instituições resultarão em melhoria na qualidade no atendimento da população. Outra medida favorável é que a formação local de médicos favorece a fixação dos profissionais na cidade.

A Prefeitura já iniciou conversas com as duas instituições para realizar parcerias, entre elas a que possibilite que os alunos utilizem as unidades básicas e de pronto atendimento como campo de estágio, com supervisão dos profissionais das universidades.

*Fonte: PMSJC