Jovens da Fundação CASA de São José dos Campos recebe curso profissional do SENAI

Aulas acontecem na escola móvel estacionada dentro da Instituição


Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos CASAs Tamoios e Serra da Mantiqueira, ambos em São José dos Campos, iniciaram nesta quarta-feira (01/12) curso profissional de Polimento Automotivo oferecido pela carreta "Escola Móvel", do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

O projeto é realizado por meio da articulação da equipe gestora dos centros socioeducativos da Fundação CASA junto à unidade do SENAI - São José dos Campos. O objetivo é possibilitar aos jovens a inserção no mercado de trabalho por meio do curso de formação profissional

Ao todo, 23 adolescentes participaram do curso de Polimento Automotivo, divididos em duas turmas, sendo 12 do CASA Tamoios e 11 do CASA Serra da Mantiqueira. 

Serão 10 dias de aulas que ocorreram dentro de uma carreta, com a estrutura e equipamentos de uma unidade escolar fixa. A unidade móvel permanecerá do espaço até o dia 17 de dezembro. 

Para participar do curso, os jovens precisam ter idade mínima de 16 anos e ter completado o 6º ano do Ensino Fundamental. "Os adolescentes receberão o certificado e podem ter mais chances para ingressar no mercado de trabalho quando saírem da Fundação CASA. É uma oportunidade de recomeço", disse Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA

Curso SENAI 

O Curso de Iniciação Profissional Polidor de Automóveis tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas realização de polimento e conservação de pinturas automotivas.

Programação: equipamentos para polimento de veículos; noções de aplicação de produtos para polimento em repintura; equipamentos de proteção individual e coletivos; proteção ao meio ambiente; classificação de tintas; noções de lixamento de superfícies para polimento em repintura; polimento em pinturas novas; proteção e manutenção de polimento (cristalização); abrasivos para polimento; proteção e manutenção de polimento (enceramento); técnicas de polimento; polimento de pinturas desgastadas.