MEC lança edital de até R$ 200 mil para projetos de pesquisa sobre direitos humanos

As propostas devem ser enviadas para o Capes até o dia 5 de outubro pelos pesquisadores.


O MEC, por meio da Secadi e Capes, lançou o edital n° 38/2017, que selecionará projetos de pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos & Diversidades. Podem participar pesquisadores de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos signatárias do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos.

Serão selecionados cinco projetos de até 200 mil reais e o financiamento será para itens de custeio, capital e bolsas.

As propostas devem ser enviadas para o Capes até o dia 5 de outubro pelos pesquisadores. Aqueles que desejam participar, mas são vinculados a instituições não signatárias, devem solicitar a adesão o mais rápido possível ao dirigente máximo da instituição.

O objetivo principal do MEC com o lançamento do edital é fortalecer o pacto, aumentar a quantidade de pesquisadores qualificados na área de Educação em Direitos Humanos e o número de estudos sobre esse tema. Se você se interessou pela oportunidade, confira todos os detalhes no edital do MEC neste link.

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, que tem como premissa a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

O Pacto, que foi lançado em novembro de 2016, pode ser assinado tanto por Instituições de Educação Superior (IES) quanto por Entidades Apoiadoras (EAs). O objetivo é promover ações capazes de superar a violência, o preconceito e a discriminação. O edital é uma iniciativa para o desenvolvimento do eixo pesquisa, um dos cinco eixos do Pacto Universitário.

A intenção do MEC é incentivar os estabelecimentos de ensino a desenvolverem atividades de ensino, pesquisa e extensão para a proteção e promoção dos direitos humanos, e, assim, incentivar o respeito às diferenças e o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente universitário.

As instituições possuem autonomia para planejar e desenvolver as atividades, mas precisam apresentar um plano de trabalho até 90 dias depois da adesão e devem estar em conformidade com os objetivos do pacto. Para fazer a adesão da instituição clique aqui.