Municípios paulistas recebem bibliotecas e cinematecas gratuitas de projeto
Em sua terceira edição, Cinemateca - Escola e Vida irá beneficiar estudantes da rede pública, ampliando o acesso à cultura por meio de kits de cinema e livros
Doze municípios de São Paulo recebem, neste mês de novembro, o projeto Cinemateca - Escola e Vida, que está em sua terceira edição. A iniciativa irá doar 2.280 materiais, incluindo livros e outras mídias, que serão utilizados por mais de 4.500 estudantes de escolas públicas do estado.
Realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MRS Logística e produção da Incentivar, o projeto doa para cada escola uma estrutura com um acervo de 40 mídias em DVD e uma biblioteca com 150 livros de diferentes editorias infantis, incluindo três obras em braile.
Nesta edição, o Cinemateca - Escola e Vida atende os municípios paulistas de Guarujá, Cubatão, Suzano, Itaquaquecetuba, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista e Cruzeiro.
"Toda criança tem direito a cultura para expandir seu universo, alimentar sua imaginação e aprender. Esse projeto, realizado pelo Ministério da Cidadania, leva esse direito a milhares de estudantes paulistas" afirma o supervisor de marketing do grupo Incentivar, Welson Ribeiro.
A especialista em Relações Institucionais da MRS Logística, Verônica Mageste, ressalta a importância do acesso às artes no desenvolvimento de crianças e adolescentes e para as comunidades. "Notamos que muitos municípios de nossa área de atuação não dispõem de cinemas e bibliotecas. Nesse sentido, as cinematecas servem tanto às atividades pedagógicas quanto ao lazer e integração nas comunidades, em ações envolvendo pais, alunos e professores", conclui.
Este ano, o projeto já passou por Minas Gerais e Rio de Janeiro. No estado mineiro, o Cinemateca Escola e Vida beneficiou mais 3.000 crianças, em sete cidades. Já no Rio de Janeiro, foram mais de 5.000 estudantes atendidos, em seis cidades. Confira mais informações sobre o projeto no site: https://www.projetocinemateca.com/.