Entre os dias 2 e 8 de maio, das 8h às 17h30, Pindamonhangaba receberá uma unidade móvel do Projeto USP na Comunidade, que é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e visa aproximar a população paulista do universo científico levando experimentos, jogos, apresentações e conhecimento de uma forma interativa, lúdica e descontraída.
A Semana de Educação STEAM ficará instalada no estacionamento da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. As atividades buscam estimular o ensino e a aprendizagem de ciências e inspirar os estudantes a criar, investigar, descobrir, estabelecer conexões e resolver problemas de forma colaborativa e cooperativa.
Realizadas por professores e alunos da Escola de Engenharia (EEL) da USP, as atividades são fundamentadas na abordagem STEAM - acrônimo em inglês de Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics. Na programação, haverá jogos e desafios de matemática, oficinas de origami, desafio da torre de papel, competição de robótica, Show de Ciências e exibições astronômicas no Planetário Móvel.
Haverá também uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba com orientação de saúde bucal. A entrada é gratuita com agendamento prévio clicando AQUI.
Capacitação de docentes
No último dia 14 de abril profissionais da educação de Pinda participaram de uma formação com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Lauria. Segundo o professor, sob o tema "neurociência e construção do ser", a capacitação trouxe conceitos da neurociência sobre as dificuldades e os possíveis distúrbios e transtornos de aprendizagem que podem prejudicar o desenvolvimento dos alunos e a maneira como, através de estipulações cerebrais, pode minimizar os impactos das dificuldades.
De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, "a formação contribuiu com a reflexão sobre o quanto os estímulos internos e externos moldam a personalidade. Assuntos dessa temática são extremamente importantes, pois promovem discussões sobre o que nós cidadãos queremos e intervenções no processo educativo, que podem ser feitas para atingir a excelência".
A formação ocorreu na Escola Municipal Professor Manoel César Ribeiro (Andrade), com uma média de 25 professores presentes, com foco no atendimento educacional especializado. Luciana Ferreira declarou também que futuramente serão oportunizados mais encontros para aprofundamento do tema e envolvimento de outros assuntos eleitos pelos participantes.