A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação, entregará aos alunos da rede municipal de ensino kits escolares para uso durante o ano letivo de 2017. Serão fornecidos 48.172 kits, distribuídos entre Educação Infantil (Pré-Escola), Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O material já foi distribuído nas unidades de ensino e serão entregues aos alunos na primeira quinzena de fevereiro, após o retorno das aulas. Serão realizadas solenidades para marcar a entrega dos kits, em duas escolas, com presença dos alunos, pais e autoridades. No dia 7, às 10h, na EMEIEF Antônio de Angelis, no bairro Registro. No dia 8, o evento será às 10h, na EMEI Yan Gabriel Alves Mendanã, no bairro Estoril.
Na Educação Infantil os kits são compostos por 1 agenda, 2 cadernos de desenho, 4 lápis, 2 caixas de lápis de cor, 1 caixa de giz de cera, 1 caixa de canetinhas, 2 borrachas, 2 apontadores, 1 tesoura, 2 colas, 1 caixa de guache, 1 caixa de massa de modelar e 1 pincel.
Já para os anos iniciais do Fundamental, cada kit contém 4 cadernos de brochura, 1 caderno de desenho, 4 lápis, 1 caixa de lápis de cor, 1 caixa de giz de cera, 1 caixa de canetinhas, 2 borrachas, 2 apontadores, 1 tesoura, 1 cola e 1 régua, e nos anos finais: 2 cadernos universitários, 1 caderno de desenho, 4 lápis, 1 caixa de lápis de cor, 2 borrachas, 2 apontadores, 4 canetas, 1 tesoura, 1 régua, 1 transferidor e 2 esquadros.
Os alunos do Ensino Médio e do EJA também receberão 3 cadernos universitários, 1 caderno de desenho, 3 lápis, 2 borrachas, 2 apontadores, 4 canetas e 1 régua.
Os kits foram adquiridos pelo valor total de R$ 1.017.454,05, através do Sistema SIGARP/FNDE (Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registros de Preços), ferramenta que permite às prefeituras e aos estados a aquisição de equipamentos e materiais por meio de uma Ata de Registro de Preços previamente realizada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A compra dos Kits Escolares pela Prefeitura é uma iniciativa que visa colaborar com as famílias na aquisição de material escolar, reduzindo a necessidade dos pais comprarem tudo com recursos próprios, de modo que cada aluno receberá um kit, contemplando todas as unidades de ensino.