O Natal está chegando e traz consigo um leque de oportunidades para quem deseja ganhar um dinheiro extra no fim do ano. Considerado a data mais importante do varejo, ele movimenta diversos setores da economia e beneficia os profissionais autônomos que preparam, para essa época, um portfólio completo de presentes personalizados para colocar à venda.
Talita Ribas, docente da área de moda do Senac Pindamonhangaba, explica que algumas técnicas de customização são de baixo investimento financeiro e podem trazer alto retorno. “Os itens desenvolvidos tendem a ser exclusivos e, aliados à qualidade dos materiais usados no produto, oferecem uma margem de lucro maior.”
Entre as modalidades que podem dar vida nova às roupas e aos acessórios, estão: bordado; strass; pedrarias; tingimento; aplicação de renda, tachinhas ou spikes (tachinhas pontudas); recortes; descoloração de tecidos (técnica similar ao tingimento); upcycling (técnica que dá um novo propósito a roupas antigas); e hot fix (aplicação de recortes ou strass com termocolante).
Para quem deseja investir nesse segmento, Talita indica. “Chinelos e shorts jeans customizados continuam sendo tendência no Brasil, país no qual o Natal acontece em pleno verão. Óculos e correntinhas também são bem-vindos, além de serem presentes com bastante utilidade. Vale a pena também produzir produtos com as cores laranja, amarelo e tons pastéis, que vão dominar essa estação.”
Para potencializar as vendas e saber administrar um negócio próprio, no entanto, é fundamental buscar uma formação profissional. “O mercado mudou muito nos últimos dez anos e a tecnologia trouxe um novo conceito de vendas. O marketing digital reinventou o tradicional e o consumidor também mudou seu comportamento de compra. Buscar uma capacitação ajuda o profissional autônomo a ser cada vez mais competitivo.”
O Senac Pindamonhangaba, por exemplo, oferece diversos cursos na área de moda e se prepara para abrir a programação de 2019. Todas as formações capacitam o profissional para desenvolver visão empreendedora nos negócios, por meio de uma programação inovadora na qual o aluno aprende, de forma prática, fortalecer a identidade e o posicionamento da marca para gerar vantagem competitiva no mercado.
Conhecimentos esses que fazem a diferença para o sucesso do empreendimento. “Atualmente, as redes sociais são o principal canal de divulgação de produtos, especialmente para quem está começando. Estratégias como criar páginas e impulsionar a postagem otimizam os resultados, desde que sejam estudadas para atender ao perfil do cliente. Outra rede social que vem se destacando é o WhatsApp, por meio de grupos focados em compartilhar temas de interesses em comum.”
Os interessados em desenvolver suas habilidades para atuar na área de moda podem obter mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Senac Pindamonhangaba acessando o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade está localizada na Rua Suíça, 1.255 – Santana.