PROERD realiza formatura de cerca de 900 alunos em Caçapava

A cerimônia reuniu alunos, pais, professores e diretores no tradicional Clube Jequitibá


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou na manhã de ontem (26) a formatura de mais uma turma de alunos em Caçapava. Participou da formatura o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Caçapava, Capitão Fernando Edson Mendes.

O programa, que é iniciativa da Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, reuniu pais, alunos, pais, professores e diretores no tradicional Clube Jequitibá, para a formatura de cerca de 900 alunos.

Os formandos são estudantes de 5º ano de escolas públicas e particulares. Os convidados assistiram a peça "O poder da criação" e a apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar do CPI 1 de São José dos Campos.

Durante o evento, também houve a premiação das crianças de cada sala que se destacaram no programa. Vinte e três alunos no total receberam medalhas e a mascote do PROERD. Também houve sorteios de brindes e de uma bicicleta.

O programa certificou alunos de seis escolas públicas e sete particulares do município: EMEF Eliel de Almeida Martins; EMEF Hermengada Rodrigues Braga; EMEF Dr. Antônio Pereira Bueno; EMEF Raif Mafuz; EMEF Zélia de Castro Marques; EMEF Durvalina Costa da Silva; Colégio Objetivo; Escola Olívia Alegre; Colégio Renascença; Colégio Galileu; Colégio Conquista, Colégio Jardim Alvorada e Colégio São Francisco.

Vale destacar que as aulas do PROERD em Caçapava são ministradas nas escolas pelos Cabos PMs Eduardo Henrique e Samaroni. Com duração de 50 minutos a uma hora, acontecem uma vez por semana, durante 12 semanas, para alunos do 5º ano, com o objetivo de deixar a criança segura, responsável e social, prevenindo o uso de drogas.

Durante o programa são abordados temas como bebida alcoólica, cigarro, bulling, rede de ajuda, tensão e pressão. Dessa forma, as crianças são despertadas e conscientizadas se afastarem das más companhias e a valorizarem a família.