Programa Qualifica abre mais 3.600 vagas para cursos de capacitação em São José dos Campos

Os cursos de gastronomia oferecidos pelo programa Qualifica estão entre os mais procurados pelos candidatos


O Programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, abriu mais 3.620 vagas em 12 cursos gratuitos de qualificação nas modalidades EAD (ensino a distância) e presencial. As inscrições já estão abertas e se encerram em 28 de março, conforme o curso pretendido pelo candidato. A iniciativa está no Plano de Gestão 2021/2024.

Desde o início do ano, a Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José já tinha aberto outras 8.035 vagas para diversos cursos voltados para as necessidades do mercado.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site ou Central 156. O critério para matrícula é o socioeconômico, priorizando quem mais necessita.

Somente a inscrição não implica em garantia da vaga. Os candidatos serão selecionados por critério socioeconômico e, os selecionados, são então formalmente comunicados pela equipe do DAQT (Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador), da Prefeitura.

Instituições

Os cursos são contratados pela Prefeitura junto a instituições nacionais como Sesi, Senai, Senac, Sebrae e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), vinculada à Prefeitura.

Todos os cursos são gratuitos e oferecidos conforme as demandas do mercado, de acordo com levantamentos do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que é a coordenadora do programa.

Investimento

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões em cursos de qualificação profissional, beneficiando as pessoas mais necessitadas, para melhorar a condição de empregabilidade dos candidatos. Nesse período, foram oferecidas cerca de 50 mil vagas em aproximadamente 250 cursos de qualificação e desenvolvimento profissional.

Cursos/vagas

Técnicas de vendas (Senac): 60

Rotinas de Administração e Produção (Senac): 30

Gestão da Rotina Diária (EAD): 500              

White Belt (gerenciamento e planejamento - EAD): 500                                

Delícia de tapioca  (Sesi): 30

Cuidador de idoso (EAD/Cephas): 350

Cuidados com a saúde na 3ª. idade (EAD/Cephas): 350

Compras, Armazenagem e Movimentação de materiais (EAD/Cephas): 350

Gestão de Transporte (EAD/Cephas): 350

Marketing digital (EAD/Cephas): 400

Rotinas de Recursos Humanos e Legislação (EAD/Cephas): 350

Segurança e Medicina do Trabalho (EAD/Cephas): 350

Total de vagas:  3.620