Projeto 'Construindo Música' volta a Pindamonhangaba em formato online

Iniciativa irá formar 42 educadores da rede pública e estimular o desenvolvimento socioemocional de alunos por meio da música


O projeto Construindo Música está de volta a Pindamonhangaba para formar professores da rede pública e estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil por meio da música. A iniciativa une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida, criativa e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e não-convencionais, o que contribui com a criatividade, coordenação motora, expressão oral e corporal, capacidade de concentração, raciocínio lógico e, ainda, estimula a interação social. 

Adaptado para o formato online, por conta da quarentena, o Construindo Música é um projeto incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba. 

Ele é dividido em etapas, sendo que, nesse momento, os educadores estão recebendo os primeiros módulos do curso de formação e, nos próximos dias, terá início o acompanhamento técnico-pedagógico, que funcionará como um reforço à formação continuada dos educadores, apoiando-os, também, na elaboração de atividades para as crianças durante o período de quarentena.

Ao todo, 12 escolas da rede pública de Pindamonhangaba participam do projeto, envolvendo 42 educadores e beneficiando um potencial de, aproximadamente 800 crianças. Os encontros de formação funcionam, também, como uma oportunidade para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, e trazem diversas atividades práticas para orientar a sua replicação junto aos estudantes.

Equipe 

A equipe que conduz o projeto na cidade conta com uma coordenadora pedagógica, consultores, diretora musical e músicos-educadores, que têm experiência infantil, musical e com construção de instrumentos musicais. Todos os participantes receberam um kit de materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresenta todo o projeto pedagógico, além de livros e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo. Em 2019, o projeto formou, diretamente, 44 educadores, impactando, indiretamente, mais de 600 profissionais da educação, na cidade. Foram distribuídos 50 guias do educador, 44 kits de instrumentos musicais e contabilizadas mais de 800 horas de oficinas.

Método

Com metodologia alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Construindo Música afirma o compromisso com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, preservação da natureza e direitos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem reconhece e reforça que os aspectos socioemocionais e cognitivos não devem estar separados. "A educação precisa ser construída para além da instituição escola, engajando toda a comunidade escolar, pais e familiares. Nosso propósito é mobilizar essas pessoas para um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, de forma integral e multidisciplinar. E a música é uma ferramenta essencial para perceber o mundo e ampliar o conhecimento", afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

"Para a Novelis, é muito satisfatório apoiar um projeto como o Construindo Música, além de todos os impactos positivos que são proporcionados para os profissionais da educação de Pindamonhangaba, também é possível observar o desenvolvimento infantil e o quanto a temática da sustentabilidade está inserida nessa iniciativa, proporcionando uma reflexão sobre a reutilização de materiais e a reciclagem", comenta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Para a professora do CMEI Caic, Telma Cristina Silvério de Abreu, o Construindo Música foi um grande aliado para a sua rotina de trabalho na escola, já que ela conseguiu tornar suas aulas mais interessantes e prazerosas. "As crianças aprenderam a entender a importância do silêncio através das atividades, construir os instrumentos com material reciclável e a perceber as emoções de cada som e cada ritmo apresentado nas aulas. Decidi continuar no Construindo Música, neste ano, porque entendo que ainda tenho muito a aprender e a compartilhar", avalia.