Após muita preparação e debates, a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba conquistou a primeira alteração do Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal. Protocolado na Câmara dos Vereadores há alguns meses, o projeto de lei que altera alguns dispositivos, especialmente referentes à bonificação dos professores e das professoras da rede municipal foi votado no primeiro dia do mês de Outubro, em sessão ordinária.
De acordo com o secretário de Educação da Prefeitura, prof. Júlio Valle, as mudanças vieram depois de sete anos da existência deste Plano de Carreira, apesar de todos os descontentamentos gerados pela lei, aprovada em 2011. “O projeto é fruto de intensas discussões entre a equipe gestora da Secretaria e a Comissão do Plano de Carreira, além de contar com momentos de consultas significativas à rede municipal. Lembramos ainda, que o projeto foi elaborado num momento em que o município sofre com o índice de pagamento de pessoal, o que, junto à Lei de Responsabilidade Fiscal, nos gera uma série de impedimentos.
Mesmo assim, trabalhamos todas as possibilidades de alteração que nos eram permitidas necessário. Tudo o que estava ao alcance apesar desses impedimentos foi feito”, afirmou o secretário. “Ficamos muito orgulhosos e felizes de termos sido os primeiros a promover melhorias no texto da lei, sete anos depois de sua aprovação, e acreditamos que esse é motivo de comemoração”, concluiu.