Secretário de Educação de SP lamenta morte de professora de Caçapava, vítima da Covid-19, e ataca Apeoesp: "Inescrupulosa"

Rossieli Soares disse na noite deste domingo que o sindicato utilizou a morte da professora Maria Teresa Miguel Couto para fazer ato político.


Secretário de Educação, Rossieli Soares, se manifesta sobre morte de professora de Caçapava. Secretário de Educação, Rossieli Soares, se manifesta sobre morte de professora de Caçapava. (Foto : Divulgação)

O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse na noite deste domingo (21), que lamenta a morte da professora Maria Teresa Miguel Couto, vítima de Covid-19, que lecionava na escola Ministro José de Moura Rezende, em Caçapava. "Toda nossa solidariedade aos familiares de Maria Teresa, bem como aos profissionais e estudantes da escola, neste momento de dor", escreveu. Entretanto, o secretário aproveitou a publicação para criticar o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). "Me indigna profundamente que a Apeoesp esteja sendo tão inescrupulosa, utilizando a perda de uma educadora, para fazer ato político. Isto é inaceitável e totalmente lastimável", concluiu. 

Procurado pelo AgoraVale, o diretor estadual da Apeoesp, Silvio Prado, rebateu as acusações do secretário de Educação. "Eles [Governo de SP] são responsáveis pela morte [da professora], porque é de uma irresponsabilidade bastante grande pedir o retorno das aulas presenciais em um momento de pandemia em crescimento. Se a lógica é evitar numa pandemia aglomeração, isso está se dando dentro da escola e, principalmente numa rede pública a precariedade é acentuada. Então, a Apeoesp não está fazendo política nenhuma em cima da morte da professora, ela simplesmente cumpre seu papel sindical de fazer a defesa da professora e tornar público esse fato que é gravíssimo. Quem faz política em cima de tragédias é o governo de São Paulo, que está forçando todo mundo a negar os fatos", disse. 

De acordo com a Apeoesp, 35 professores de 16 escolas do Vale do Paraíba tiveram testagem positiva para a Covid-19. No Estado somam 773 casos em 431 escolas estaduais

 

SINDICATO FARÁ ATOS EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel de Azevedo Noronha, pediu em carta aberta nas redes sociais, que professores participem de um ato para exigir a suspensão de aulas por tempo indeterminado nas diretorias de ensino de todas as regiões. "Devemos ampliar nossa greve e nosso movimento em defesa da vida. Nesta segunda-feira, 22/2, nossas subsedes devem colocar faixas em suas sedes, em sinal de luto e luta. Devem também organizar atos nas diretorias de ensino para exigir o fechamento das escolas. As perdas da professora Maria Teresa e de tantos outros profissionais da educação nesta pandemia não serão em vão", escreveu. 

O QUE DISSE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Procurada pelo Agora Vale, a Secretaria de Educação de São Paulo respondeu por nota sobre o assunto, dizendo que "todas as unidades escolares seguem os protocolos das autoridades da área da saúde e estão em funcionamento, garantindo a segurança de professores, servidores e alunos". Disse também que "as notificações de casos de Covid, assim como  de óbitos, são de responsabilidade da área da saúde". A nota ainda ressalta que "é errado afirmar que funcionários que foram diagnosticados com a doença possam ter como única área de possível contaminação seu ambiente de trabalho, uma vez que a convivência em sociedade não limita o deslocamento a somente esse local". Entretanto, a nota enviada pela pasta, não respondeu a outro questionamento desta reportagem, quando perguntamos sobre a possibilidade de vacinação da comunidade escolar entrar para a lista dos prioritários. 

*Texto atualizado em 22/02/2021

Secretário de Educação de SP: Rossieli Soares se manifesta nas redes sociais. Secretário de Educação de SP: Rossieli Soares se manifesta nas redes sociais. (Foto : Divulgação)

Publicação da presidente da Apeoesp, Maria Izabel de Azevedo Noronha.Publicação da presidente da Apeoesp, Maria Izabel de Azevedo Noronha. (Foto : Divulgação)