3 dos mitos mais populares sobre a alimentação

Entenda a verdade sobre alguns dos mais conhecidos e menos criticados hábitos alimentares


Nutrição é assunto popular e todo mundo tem pelo menos um pouquinho de conhecimento sobre ele. Afinal, você é o que come, e essa é uma parte muito importante da vida cotidiana. Mas até que ponto tudo que aprendemos por osmose pode ser considerado realmente benéfico?

Frequentemente influenciados por elementos socioculturais da nossa época, buscamos a saúde física ou o melhoramento estético. É desses objetivos que surgem modas e padrões que se popularizam sem serem contestados e que podem resultar em uma má nutrição ou dieta ineficaz.

Para manter-se apropriadamente saudável e satisfeito, é necessário olhar com um pouco mais de atenção para certos conhecimentos populares e tendências adquiridas através do convívio social.

Leite faz mal

Não. Nem mesmo acompanhado de manga, como diz o mito disseminado durante a epoca da escravidão. Recentemente, a substância tem antagonizado os seguidores de dietas populares, e alguns afirmam que ele pode ser responsável por doenças cardiovasculares e neurológicas.

A verdade é exatamente o contrário. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, o leite integral pode ajudar a afugentar doenças como a diabetes e, sendo rico em proteínas, gorduras saudáveis e fósforo, ele pode até mesmo ajudar a prevenir males cardiovasculares.

A rejeição ao leite pode ter uma origem muito mais social do que científica. Ele faz mal apenas a quem já possui intolerância à lactose, mas é altamente benéfico para quem o consome.

Ovo contém muito colesterol

Ele tem colesterol, sim, mas não da maneira que se imagina ou pelo menos não exageradamente. A maioria do colesterol está concentrada na gema e costuma não passar de 213 mg. Além disso, a lecitina, substância contida no ovo, ajuda a bloquear grande parte do colesterol, e é comum que apenas um terço dele seja absorvido pelo corpo.

Ovos bem preparados, cozidos ou fritos com pouco óleo, na verdade, podem ser muito benéficos à saúde. O alimento contribui para uma boa dieta de vitaminas do complexo A, B e D. Além disso, o alimento ainda contém zinco, ácido fólico e fósforo - todos importantes para a saúde neurológica.

Há até mesmo estudos que indicam uma considerável contribuição do ovo para o aumento do DHL, o conhecido colesterol bom. Para pessoas que possuem colesterol alto, é importante falar com um profissional, mas no geral o ovo é um alimento muito benéfico. 

Comer frutas todos os dias ajuda na saúde

Sim, com certeza, mas é muito importante lembrar do fator moderação. Frutas são uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes. Sucos, saladas e acompanhamentos são sempre muito bem-vindos no dia a dia, mas, se consumidos com exagero, podem fazer mal ao organismo.

Contendo açúcares de fácil absorção, as frutas podem causar um rápido aumento na quantidade de glicose no sangue, que por sua vez aumenta as quantidades de insulina. É comum acreditarmos que, por virem diretamente da natureza e serem consumidas sem nenhum processamento, as frutas são inerentemente saudáveis. A verdade, no entanto, é que é necessária uma boa dosagem.

É claro que, por outro lado, também temos mitos como o de que melancia engorda, o que não é verdade. Contendo mais de 90% de água na sua composição, a fruta auxilia na hidratação e tem efeito diurético. De acordo com nutricionistas, por conter antioxidantes como vitamina C e licopeno, a fruta também pode diminuir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares.

Todas as frutas têm seus inúmeros benefícios; o que pode engordar ou fazer mal é o exagero, mas o importante mesmo é mudar não só os hábitos alimentares, mas também o comportamento que os define. Soluções milagrosas não existem e o senso comum tem suas limitações. 

No momento, nos encontramos em novas rotinas e aprendendo novos costumes. Com a pandemia, muitos precisaram se adaptar ao home office e outros desafios extras da vida cotidiana. Agora, mais do que nunca, é importante procurar um profissional nutricionista que possa te dar a orientação certa para se manter saudável e satisfeito.