Alta procura por vacina contra febre amarela reduz estoque em Taubaté

A expectativa é de que este novo lote seja encaminhado ao município na manhã desta quinta-feira (11)


A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa que terminaram na tarde desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, os estoques de vacina contra febre amarela. Um novo lote de doses foi solicitado à regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).

A expectativa é de que este novo lote seja encaminhado ao município na manhã desta quinta-feira, dia 11 de janeiro. Ainda não há uma definição de quantitativos a serem repassados pelo Estado.

Desde o início do ano, já foram aplicadas 800 doses da vacina nas três unidades de saúde de referência em Taubaté: UBS Mais Independência, UBS Mais Mourisco e UBS Mais Fazendinha. A procura pela aplicação aumentou expressivamente esta semana. Somente nesta quarta-feira foram aplicadas mais de 350 doses.

Em 2017 foram aplicadas 9.640 doses e em 2016 o número foi de 1.074 doses aplicadas em Taubaté.

Para evitar o desabastecimento da vacina, que é repassada pelo Ministério da Saúde aos estados e, posteriormente, aos municípios, a Secretaria de Saúde de Taubaté alerta para a sua aplicação em caso de real necessidade.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses e pacientes em tratamento de câncer, entre outros.

A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

Taubaté é uma das 52 cidades do Estado de São Paulo onde haverá a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A campanha está prevista para ocorrer entre os dias 3 e 24 de fevereiro, com a aplicação de doses fracionadas.