Alto da Serra da Mantiqueira está fora da área de risco da Febre Amarela

Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal oferecerão vacinas apenas para pessoas que irão viajar para áreas de risco


A campanha de vacinação preventiva contra a Febre Amarela, que terá início em 53 cidades da zona oeste do Estado, em fevereiro, não atingirá as cidades do Alto da Serra da Mantiqueira. Nas cidades de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal as vacinas continuarão a ser oferecidas na Sala de Vacina, mas apenas para pessoas que irão viajar para áreas de risco.

Em Campos do Jordão, a população da Zona Rural foi vacinada em caráter preventivo, no mês de outubro de 2017, depois que macacos contaminados com a doença foram encontrados no município de Gonçalves. Como o território dos macacos é extenso, a Secretaria de Saúde do Estado, fez o bloqueio nos lugares onde os macacos poderiam ter sido contaminados.

Até o momento, pouco mais de 5 mil pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela em Campos do Jordão. A vacinação atingiu 94% dos moradores de área de risco, nos bairros rurais e nas áreas mais distantes do centro urbano.

Campos do Jordão é um dos poucos municípios do Estado onde não há o mosquito Aedes Aegypti responsável pela transmissão da doença na área urbana. As ações preventivas de vacinação visam as áreas onde há risco e também tais mosquitos. Porém, em Campos do Jordão, as condições climáticas e a altitude da cidade, não são favoráveis à proliferação destes insetos. É por este motivo, também, que a cidade não registra casos de Dengue.