Ansiedade noturna: o que é e quais os tratamentos?

Palpitações, insônia e pensamentos intrusivos são alguns dos sintomas do transtorno pouco conhecido


A ansiedade é um sentimento que existe na humanidade desde seus primórdios; muitos antropólogos associam o sentimento da ansiedade com um gatilho de insegurança e noção de perigo para estimular o instinto de sobrevivência nos primeiros hominídeos.

No entanto, como o ser humano se desenvolveu de uma forma assustadoramente rápida, muitas das respostas fisiológicas que tínhamos não acompanharam, ou foram adaptadas, na mesma velocidade.

Esse é o caso da ansiedade noturna, um transtorno emocional que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos podem não conhecer ou estar familiarizados com o termo, por isso aqui está um pequeno guia sobre o que é a ansiedade noturna. Confira:

O que é ansiedade noturna?

A ansiedade noturna é um transtorno relacionado ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); esse tipo de ansiedade é caracterizado por acontecer com mais frequência durante a noite, especialmente quando a pessoa já está deitada, pronta para dormir.

O transtorno acontece no momento em que tudo está calmo e a pessoa fica a sós com os próprios pensamentos na cama; é nessa hora que começam a aparecer diversos sintomas clássicos da ansiedade.

Causas e sintomas

As causas da ansiedade noturna podem variar muito entre cada um. No entanto, uma das causas mais comuns reportadas é o estresse (no trabalho, escola, faculdade, ou na vida pessoal, com familiares e amigos), e outra causa muito comum é relacionada à preocupação financeira. Pessoas que já possuem algum tipo de transtorno relacionado à TAG ou crises de pânico são mais propensas a desenvolver a ansiedade noturna.

Os sintomas da ansiedade noturna são variados, e alguns podem ser muito intensos. Os principais são: sudorese, dificuldade de respirar, batimentos cardíacos acelerados, tremores, pânico, instabilidade emocional, além de falta de sono, o que pode levar a um quadro mais grave de insônia.

Pessoas que sofrem de ansiedade noturna costumam ganhar ou perder peso muito rapidamente, e sempre aparentam estar cansadas e com olheiras, podendo desenvolver deficiências de absorção de vitaminas e até mesmo confusão mental.

Tratamentos

A ansiedade noturna pode ser muito difícil de lidar. Porém, felizmente, existem diferentes tipos de tratamentos para essa condição. Alguns deles incluem:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): a TCC é uma forma de psicoterapia que ajuda a pessoa a entender seus comportamentos e ativamente trabalhar para que determinados gatilhos não causem tanto efeito.

Esse tipo de tratamento é muito eficiente, pois ensina a pessoa a lidar com pensamentos negativos e a controlar a resposta emocional. Vale lembrar que para esse tipo de tratamento é preciso buscar por um profissional formado em uma faculdade de Psicologia, para fazer esse acompanhamento.

Alguns medicamentos ansiolíticos e antidepressivos podem ser usados para o tratamento contra a ansiedade noturna, principalmente para casos mais graves com sintomas bastante fortes.

No entanto, é preciso que esse tratamento seja acompanhado de perto por um psicólogo e um psiquiatra, já que muitos desses remédios possuem efeitos colaterais e qualquer alteração deve ser feita com o aval de profissionais inteirados no caso.

Além disso, adotar um estilo de vida mais calmo e aplicar técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios de respiração e yoga, podem ajudar muito a pessoa a reduzir o nível de ansiedade e estresse antes de dormir. Regular a alimentação e praticar algum tipo de exercício, mesmo que leve, também são pontos importantes para reduzir o nível de ansiedade acumulada ao longo do dia.