A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a chegada de um lote contendo 108 medicamentos e suplementos alimentares para a rede municipal de Saúde. A compra faz parte de um investimento de R$ 5,9 milhões para regularizar os estoques, que estavam abaixo do esperado.
Atualmente, a rede municipal deve contar com 204 medicamentos essenciais, mas desde novembro do ano passado, 169 itens estavam em falta. A solicitação de compra foi feita em janeiro e, segundo a Prefeitura, até a próxima quarta-feira (19), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as farmácias municipais estarão totalmente abastecidas.
Já receberam os primeiros lotes o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), priorizando medicamentos mais urgentes.
Prefeito reforça compromisso com a saúde pública
O prefeito Mateus Silva destacou o esforço da gestão para solucionar o problema da falta de medicamentos:Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem depende da rede pública e não medimos esforços para regularizar essa situação. Herdamos um déficit preocupante, mas com planejamento e responsabilidade, conseguimos renegociar com fornecedores e garantir que os medicamentos cheguem a quem precisa."
Mais medicamentos a caminho
A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novos medicamentos já encomendados, incluindo a insulina Lantus, prevista para ser entregue no dia 20.
Atualmente, já estão disponíveis na rede medicamentos como: ? Acetilcisteína, aciclovir, ambroxol, amoxicilina, azitromicina, cefalexina, cetoconazol, clomipramina, clonazepam, fluoxetina, fenobarbital, haloperidol, ivermectina, loratadina, neomicina, metoprolol, prednisona, sinvastatina, além de vitaminas e sais minerais.