Dor nas costas tem afetado muitos brasileiros no isolamento social

Para 29% dos brasileiros a saúde piorou, segundo estudo realizado pela Fiocruz em parceria com a UFMG e a Unicamp


Com o isolamento social a rotina dos brasileiros sofreu grandes mudanças e isso traz uma série de outros problemas que afetam diretamente a saúde. Problemas de ansiedade, dores nas costas e até depressão tem crescido nesses últimos tempos. A ironia é que o objetivo da quarentena é justamente proteger a saúde da população.

No mês de abril, a expressão "dor nas costas" foi pesquisada no Google como nunca tinha sido antes. Segundo a plataforma que analisa as tendências do buscador (Google Trends), a busca pelo termo cresceu 76% com o pico no dia 26 de abril.

A pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no período de 24 de abril a 8 de maio explica o motivo desse comportamento. Segundo o estudo, para 29% das pessoas entrevistadas a saúde piorou após o isolamento social.

O estudo ainda revela que para 50% dos entrevistados, que apresentam algum problema crônico de coluna, afirmam que a dor aumentou na quarentena. Já para aqueles que não sofriam dores na coluna antes da pandemia, 40% afirmaram que passaram a ter dores devido às mudanças na na rotina. A pesquisa teve como base mais de 40 mil respostas.

Prevenção e tratamento

Se você faz parte do grupo de pessoas que sofrem com dores nas costas crônicas ou percebe que as dores estão cada vez mais insuportáveis, é importante consultar um médico para que seja feito um tratamento personalizado. Por outro lado, existem algumas dicas para aliviar as dores nas costas e até evitar problemas futuros. Mesmo assim, é importante reforçar que nada substitui um profissional de saúde.

Um dos caminhos é certificar-se que o seu espaço de trabalho ou estudo é adequado para a sua postura. Muitas pessoas ficam com o notebook esparramadas no sofá e isso pode trazer sérios problemas para a coluna. O correto é sentar-se em uma cadeira confortável com o computador em cima de uma mesa na altura adequada para os seus olhos. O pescoço não deve ficar muito baixo e nem muito pra cima.

Faça algumas pausas durante o dia, levante-se, respire, faça alongamentos para estimular a circulação do corpo. Existem alongamentos específicos para as costas  que você pode fazer em qualquer lugar. 

Para tratar a dor nas costas, muitas pessoas fazem o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares que ajudam a aliviar a dor. Esses medicamentos não combatem exatamente o problema, por isso é importante consultar o seu médico.


Outros tratamentos que podem ser muito eficientes no combate a dor nas costas é a acupuntura, que consegue alcançar até 300 pontos do corpo para aliviar a dor; a fisioterapia, que consiste em exercícios de alongamento para fortalecer os músculos das costas; massagens com pomadas apropriadas para dor; compressas com bolsa de água quente; e, praticar atividades físicas regularmente.