A Fazenda da Esperança Santa Clara foi inaugurada neste último fim de semana no bairro do Crispim, em Pindamonhangaba. Na ocasião foi celebrada Santa Missa presidida por Dom Wilson Angotti, bispo da Diocese de Taubaté e concelebrada por frei Hans Stapel, um dos fundadores da Fazenda, bem como com a presença de padres e diáconos do município.
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o trabalho como processo pedagógico, a convivência em família e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida. O número de comunidades no mundo já atingiu mais de 140 unidades estruturadas em 24 países.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, primeira-dama Dra. Cláudia Vieira Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, coordenadores dos Grupos Esperança Viva do Vale do Paraíba (GEVs) - Guaratinguetá, São José dos Campos, Cruzeiro e Taubaté, das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica e de alguns acolhidos e acolhidas das unidades da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá.
O processo de implantação da unidade começou a partir do contato e doação feita pelo empresário Sr. Luiz Monteiro, que tinha a intenção de investir em um trabalho social. Por meio de uma pesquisa, ele descobriu a Fazenda da Esperança. Posteriormente, o empresário realizou o processo de doação do terreno, e com o intuito de que a unidade funcionasse o mais rápido, decidiu doar a construção dos três primeiros prédios: duas casas e um salão com cozinha central, que já estão em funcionamento.
"Com muita alegria recebemos essa casa em nossa cidade. Queremos agradecer ao querido Frei Hans e ao sr. Luiz por todo o esforço realizado, na certeza de que muitas vidas serão salvas com esse belíssimo trabalho social", concluiu o prefeito Dr. Isael.