Hospital Municipal de São José terá ala exclusiva para pacientes com coronavírus

Encontro na Secretaria de Saúde reuniu representantes de hospitais públicos e privados para discutir o coronavírus


O Hospital Municipal de São José dos Campos vai reservar uma ala para atendimento exclusivo dos pacientes do SUS infectados com o novo coronavírus que necessitarem de internação e tratamentos intensivos. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta terça-feira (17), durante encontro com representantes de hospitais públicos e privados da cidade.

Esta ala será totalmente isolada dos demais setores do Hospital Municipal, evitando assim que outros pacientes possam ser infectados. Será uma unidade completa para atendimentos de emergência, com pronto socorro separado, enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O setor destinado aos pacientes com coronavírus terá 24 leitos de internação e 11 de UTI. Em um possível momento mais crítico do avanço da doença, a UTI poderá chegar a 20 leitos. Nos próximos dias, o Hospital Municipal inicia o processo de preparação do novo espaço.

Representantes de 9 hospitais públicos e privados de São José dos Campos se reuniram na manhã desta terça-feira (17) com o secretário de Saúde e técnicos da pasta para discutir o plano de enfrentamento do novo coronavírus.

Os hospitais explicaram como estão se preparando para enfrentar a pandemia, apresentaram seu plano de contingência para a doença, os protocolos de atendimento, a estrutura disponível, os suprimentos e os desafios que poderão enfrentar nos próximos meses.

Hoje, não há caso confirmado na cidade, mas 20 pessoas são consideradas suspeitas e encontram-se em isolamento domiciliar porque apresentaram sintomas compatíveis com a covid-2019. Outros 14 casos notificados já foram descartados após exames.

De acordo com Secretaria de Saúde, não há motivo para pânico, mas a população deve procurar evitar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas, além de tomar medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tossir e espirrar sem a proteção de um lenço descartável e manter a higiene dos ambientes domiciliares.