O Ministério da Saúde está trazendo médicos cubanos de volta ao programa Mais Médicos, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (18). A lista é composta de profissionais já fizeram parte do programa anteriormente, mas foram dispensados após o governo federal ter rompido o contrato com Cuba.
São 157 médicos aprovados para o trabalho no Brasil, que serão "reincorporados em 1ª chamada do Edital nº 9 de 26 de março de 2020". De acordo com a Portaria nº 31, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, o contrato será por um período de dois anos, sem prorrogação. Também diz o edital que será concedido registro único para o exercício da medicina, no âmbito do projeto.
Novas chamadas - Em março, o Ministério da Saúde informou que 7.167 médicos já haviam se inscrito no edital do Mais Médicos para o Brasil aberto para reforçar as equipes de saúde em função da epidemia do novo coronavírus (covid-19).
A previsão anunciada pelo Ministério da Saúde foi de que até cinco chamadas seriam feitas, sendo que médicos cubanos poderão ser convocados após a 3ª chamada.
A pasta havia estimado um total de R$ 1,4 bilhão em investimentos, e que esses profissionais poderão atuar em mais de uma unidade de saúde, o que deverá ser organizado pelas respectivas secretarias de saúde.