A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a recente melhoria da cobertura vacinal no Brasil ao comprometimento dos trabalhadores da saúde e às iniciativas governamentais. Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministra", da EBC, Trindade destacou que ações como o combate à propagação de fake news e a modernização dos equipamentos de conservação de vacinas têm sido cruciais.
Os esforços foram reconhecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que excluíram o país do ranking das 20 nações com maior número de crianças não vacinadas. Trindade comemorou os resultados positivos de 2023, que abrangem vacinas contra diversas doenças, incluindo poliomielite, hepatite A, febre amarela e meningocócica C, entre outras.
"A chave para esse sucesso é o compromisso dos profissionais de saúde e o combate à desinformação, promovido pelo programa Saúde com Ciência", afirmou a ministra. Ela enfatizou a importância das estratégias locais, que envolvem ativamente a sociedade, além das iniciativas educativas da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).
Outro ponto ressaltado foi a renovação da Rede de Frio pelo governo, essencial para a manutenção da qualidade dos imunobiológicos em todo o país. Esta rede, parte do Programa Nacional de Imunizações, é responsável por garantir estruturas físicas e administrativas adequadas para o armazenamento das vacinas.
"A mensagem mais importante é que todos precisam se vacinar", concluiu Trindade, destacando o esforço conjunto entre governo e sociedade para promover a saúde pública no Brasil.