Obesidade e infertilidade são problemas que podem estar relacionados

Fisioterapeuta especialista em emagrecimento, Adriana Abreu, explica que sobrepeso interfere nos ciclos hormonais de homens e mulheres.


São vários os motivos que podem levar homens e mulheres em idades reprodutivas à infertilidade. Porém, diversos estudos comprovam que a obesidade pode representar um grande fator de risco. E o problema está bem mais perto dos olhos do que imaginamos. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro da quantidade que existia há três décadas, conforme dados registrados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O peso acima do ideal interfere no ciclo hormonal da mulher e é um fator prejudicial à fertilidade. Um exemplo claro disso é que se ela tem gordura em excesso, seu corpo também produz uma maior quantidade de estrógeno e começa a reagir como se estivesse controlando a reprodução, limitando as chances de gravidez.

Isso vale também para homens. O excesso de peso altera as taxas de dois hormônios importantes: reduz o nível de testosterona e aumenta o de estradiol, o que compromete a produção de esperma. Além da obesidade prejudicar o ciclo hormonal masculino, pesquisas apontam que aqueles com sobrepeso tem maior chance de fragmentação do DNA do espermatozóide, o que pode gerar falhas durante o processo de fertilização.

Além da idade cronológica, que é bastante importante durante o período reprodutivo de um indivíduo, a metabólica pode apontar um envelhecimento precoce de um indivíduo que tem muita massa muscular. No caso das mulheres, aos 25 anos a taxa de fertilidade começa a cair cerca de 20% ao mês e, após os 40, a chance de engravidar chega a 1% por mês. Já para os homens, a idade ideal para engravidar é até os 35 anos. Depois disso, a taxa de fertilidade também cai consideravelmente.

A recomendação da fisioterapeuta especialista em emagrecimento de São José dos Campos, Adriana Abreu para uma paciente obesa que deseja engravidar é a de que ela precisa primeiramente tentar emagrecer. A especialista dá mais detalhes: "Às vezes somente através da perda de peso, as dificuldades para engravidar podem ser revertidas, porque a obesidade  gera uma resistência do organismo à insulina, e essa resistência produz o aumento  da produção de andrógenos, os pública que hormônios masculinos. Também a gordura em excesso nas mulheres causa um aumento do hormônio estrógeno, dificultando a gravidez de forma natural."

A profissional revela que entre as mulheres que buscam tratamento para emagrecer em sua clínica, cerca de 50% relatam que enfrentam dificuldades para engravidar. Muitas porém não se sentem seguras o suficiente para falar sobre o assunto  abertamente, por isso ela considera muito importante o acolhimento e a humanização no atendimento desde a primeira consulta. "A infertilidade é um problema de saúde que abala enormemente a autoestima da mulher e também do homem, fazendo com que se sintam bastante fragilizados não somente diante de seus parceiros como da sociedade", finaliza Abreu.