Prefeitura de São Sebastião inaugura Primeiro Centro Gestacional da cidade

No local serão realizadas práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias alternativas


A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), inaugurou o primeiro Centro Gestacional Harmonia para a Vida, na última terça-feira (10/03), na Rua da Praia, no Centro Histórico. 

De acordo com a FSPSS, o Centro Gestacional é o primeiro do Brasil, onde serão realizadas práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias alternativas e complementares em saúde, com o objetivo de garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.

"É uma honra e a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura, neste projeto ousado que vislumbra o futuro, um futuro melhor para o país inteiro. É o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo, então é um motivo de muito orgulho pela iniciativa", parabenizou a presidente da Associação Nacional de Educação Pré-Natal (ANEP), Carla Machado.

A criação do espaço foi pensada para garantir uma politica pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez a entrega do Centro e contou sobre a importância de um local dedicado a saúde das grávidas da cidade. "O Centro Gestacional Harmonia para a vida é um acompanhamento das gestantes, com uma série de ações que integram o dia-a-dia delas, políticas públicas favoráveis a essas mamães que precisam do apoio do poder público", destacou.

A enfermeira obstetra e coordenadora das terapias alternativas e ambulatório obstétrico da gestação do alto risco, Carla Bruço, comemorou a inauguração do novo espaço. "Nós já atendemos gestantes de alto risco na sala de espera há três anos, e agora temos este Centro, que é um avanço maravilhoso para termos uma geração melhor, mais tranquila, mais equilibrada e mais cheia de amor", disse.