Prefeitura de Taubaté define mutirão de exames

O mutirão está previsto para ocorrer nas unidades UBS+ Fazendinha, Pamo Mourisco e na Casa da Mãe Taubateana.


A Prefeitura de Taubaté inicia, a partir de 11 de dezembro, um mutirão para adequar a demanda de exames laboratoriais no município.

Pacientes com exames já agendados com datas a partir de 29 de novembro serão avisados por telefone da data em que deverão comparecer para a coleta. O mutirão está previsto para ocorrer nas seguintes unidades: UBS+ Fazendinha, Pamo Mourisco e na Casa da Mãe Taubateana.

A partir de 29 de novembro a empresa CientíficaLab assume a realização dos exames laboratoriais em Taubaté. Nos dias 29 e 30 de novembro, 1, 6, 7e 8 de dezembro, a coleta de exames eletivos estará suspensa no município. Durante este período, serão realizados apenas exames nas unidades de urgência e emergência.

Taubaté também vai ampliar a quantidade de postos de coleta com este novo contrato. Serão 21 pontos ao todo, entre os quais três laboratórios montados pela empresa na região central, do Mourisco e do Três Marias, além de 18 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família).

O contrato assinado com a CientíficaLab tem valor anual de R$ 8,85 milhões e vai permitir a realização de 1.481.405 exames neste período. Isto representa um acréscimo de 39,6% na demanda de exames em Taubaté. Em 2016, por exemplo, foram realizados 1.060.542 exames laboratoriais no município.

O novo contrato prevê a disponibilização dos resultados dos exames na internet para que possam ser visualizados pelo paciente e/ou unidade solicitante. Em médio prazo, também está previsto o agendamento dos exames na própria unidade.