Saiba quais são as recomendações para pacientes curados de Covid-19

Apesar de não estar mais com a doença, ainda é possivel carregar o vírus através de vestes sujas ou mãos sem lavar


O município de Pindamonhangaba teve a iniciativa de divulgar, nesta segunda-feira (3), uma série de cuidados que pessoas recém curadas da Covid-19 devem ter. Para isso, é importante entender que na maioria dos casos, segundo a OMS, uma pessoa é considerada recuperada a partir de 14 dias de tratamento. 

"O paciente que fez tratamento domiciliar de Covid-19 e cumpriu o seu isolamento de 14 dias pode ficar seguro que não irá promover mais a transmissão. É normal que um ou outro sintoma, ainda leve, permaneça. Mas isso não é sinônimo de transmissibilidade", afirma a pneumologista Dra Mariah Prata. Para essas situações de persistência de sintomas, a médica ainda orienta que o munícipe procure orientação de um profissional de saúde.

Outra informação importante é que o paciente recuperado da Covid-19 que more com algum familiar também positivado, após a quarentena de 14 dias não precisa mais permanecer isolado, porque uma vez imunizado, ele não vai transmitir o vírus desde que tome os cuidados de higiene ja divulgados massivamente.

"A recomendação é que ao sair [de casa], esse paciente recuperado faça uma assepsia correta das mãos, utilize sempre roupas limpas para evitar carregar o vírus em suas vestes, ou objetos, e evite também o contato com o outro familiar testado positivo de sua casa devido a possibilidade de contaminar superfícies", explicou a pneumologista.

Segundo os profissionais da saúde, as apresentações clínicas do Covid-19 são muito variadas. Podendo ser desde as mais leves, sem necessidade de internação, se recuperando em cerca de 14 dias; até as mais severas, precisando de tratamentos intensivos e internações durante períodos mais prolongados.

A drª. Mariah Prata também aconselha que os pacientes recuperados que continuam apresentando sintomas, como cansaço e fadiga, busquem o serviço de saúde para acompanhamento médico. O retorno às atividades e à prática de exercícios físicos deve ser lento e supervisionado.

Para todos os casos recuperados, as medidas de higiene devem sempre permanecer, como lavar as mãos (álcool em gel ou água e sabão), uso de máscaras e respeitar o distanciamento social.