São Paulo fecha parceria com a USP e vai aplicar 2 mil testes de covid-19 por dia

Rede para a aplicação dos testes será lançada nesta quarta-feira


O Governo de São Paulo anunciou hoje (23) o lançamento de uma rede para a aplicação de testes para coronavírus no estado de São Paulo. Segundo governador de São Paulo, João Doria, serão testes rápidos e para sair em espaço de horas e não após vários dias.

A rede é fruto de parceria com 17 laboratórios ligados à Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Butantan. O lançamento ocorre na quarta-feira (25) e a intenção do governo paulista é que sejam realizados 2 mil testes por dia, ou seja, uma possibilidade real da ampliação dos testes para atender mais rapidamente um número bem maior de cidadãos paulistas.

 "Testar, testar e testar. Essa é a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS)", afirmou Doria, em coletiva no início da tarde desta segunda-feira (23).

Na capital - Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, 15 mil testes para coronavírus já foram feitos na capital paulista, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). "Adquirimos mais 100 mil testes do coronavírus que devem chegar na cidade na semana que vem", afirmou. "Estamos nos preparando para o momento pior da crise."

Além disso, São Paulo está ampliando o número de leitos no Hospital das Clínicas para o tratamento da doença. "O Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, abre 900 leitos para tratar o coronavírus a partir desta sexta-feira (27). Temos um andar completo, que foi reformado em tempo recorde. Já temos 200 leitos em UTI prontos."

Também foram criados cinco centros de triagem para o atendimento de casos suspeitos. Os centros ficarão alojados no Hospital Emílio Ribas, Hospital do Mandaqui, Hospital Geral da Vila Penteado, Hospital Ipiranga e no Hospital Geral de Guaianazes.

Doações de empresários - Doria disse hoje que foram doados ao governo estadual R$ 96 milhões do setor privado, por 28 empresas. Essas doações, segundo ele, foram feitas em dinheiro e em equipamentos e suplementos para o sistema de saúde e segurança pública. Ele aproveitou a coletiva para solicitar a doação de cestas básicas e kits de higiene e de proteção individual pelo site do governo de São Paulo.

Bailes funks - O governador orientou os policiais militares para, com apoio da Guarda Civil Metropolitana, impeçam que bailes funks continuem a ser realizados nas periferias da cidade. Segundo ele, os promotores dos eventos poderão ser presos.

"Já orientamos a PM e a GCM para impedir e prender os promotores de bailes funks ou de outros tipos de movimentos que envolvam a promoção de eventos públicos nas ruas. Esse é um ato de irresponsabilidade."

Segundo o prefeito Bruno Covas, os equipamentos de som também serão apreendidos.


Com informações da Agência Brasil