Taubaté ganha Centro de Distúrbios da Comunicação

A unidade vai funcionar no endereço do antigo Fonem (Núcleo Especializado em Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia)


A partir da próxima terça-feira, dia 28 de novembro, a população de Taubaté passa a contar com os serviços do Cedic (Centro de Distúrbios da Comunicação). A unidade vai funcionar no endereço do antigo Fonem (Núcleo Especializado em Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia).

Foram adquiridos novos equipamentos audiológicos que permitirão aumentar os atendimentos. Entre eles estão, por exemplo, um equipamento mais moderno de emissões otoacústicas que realiza entre outros, o teste da orelhinha em bebês, para a detecção precoce de perda auditiva, o que pode reduzir as dificuldades no desenvolvimento da linguagem das crianças. Outro avanço é o Bera (Potencial Evocado do Tronco Encefálico), equipamento que vai permitir a avaliação objetiva da audição, principalmente de crianças pequenas e pacientes que apresentem limitações para responder ao tradicional exame de audiometria (pacientes com autismo, déficit cognitivo). Também passará a ser realizado no Cedic a avaliação de pacientes com o uso de aparelhos auditivos por meio de um sistema de audiometria de campo livre.

O espaço foi reformado e ampliado, com três novas salas de atendimento, ampliação da sala de espera, novo mobiliário, ar condicionado em todas as salas e computadores, além de melhorias na rede elétrica e hidráulica. As instalações também foram adaptadas para melhor acessibilidade, com rampas e portas maiores, além de banheiro para deficientes.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Fonem de Taubaté foi responsável por realizar 14.796 atendimentos. Com o Cedic a expectativa é que esta demanda seja ampliada.