Taubaté registra três casos suspeitos de febre amarela

Dois pacientes são moradores de Taubaté e o terceiro paciente é morador de Pindamonhangaba


A Prefeitura de Taubaté confirmou que foram registrados três casos suspeitos de febre amarela no município. São dois pacientes do município e um caso suspeito da doença em um paciente de Pindamonhangaba.

Nos dois casos de Taubaté, houve histórico de viagens a locais com risco da doença. Os três pacientes estão internados em hospitais de Taubaté e o quadro de todos é estável.

O primeiro paciente de Taubaté é do sexo masculino, tem 38 anos e é morador do Parque Sâo Jorge. Ele foi internado no dia 21 de janeiro e esteve na cidade de Passos (MG).  O segundo paciente do município é do sexo masculino, tem 12 anos, é morador do Parque Três Marias, e viajou para a cidade de Alagoa (MG). Este jovem foi internado no dia 23 de janeiro.

O paciente de Pindamonhangaba também é do sexo masculino e tem 41 anos. Ele foi internado em Taubaté no dia 21 de janeiro. O homem não teria viajada para área de risco, segundo a Prefeitura de Pinda.

Resultado positivo em macaco
Também foi confirmado pela Prefeitura que um macaco encontrado morto ao final do ano passado no bairro do Areão estava testou positivo para febre amarela silvestre. Amostras do caso mais recente, de um primata morto na Vila Costa, ainda está em análise no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano foram enviadas amostras de 12 animais para análise no instituto. Foram 10 casos negativos, 1 caso positivo e outro em análise.

Campanha
Uma estrutura envolvendo 27 unidades de saúde e 200 profissionais foi montada para o atendimento à população de Taubaté durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela com as doses fracionadas.

A campanha começa na quinta-feira, dia 25 de janeiro, e segue até 17 de fevereiro. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disto, quatro unidades estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h. São elas as UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.

Na zona rural, serão quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. Em 3 e 17 de fevereiro, os “dias D” da campanha, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritária para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.

Pindamonhangaba também começa campanha de vacinação nesta quinta-feira, veja mais detalhes no link.