Telemedicina: Jacareí implanta sistema para consultas de retorno via telefone
O Telemedicina será realizado por tempo indeterminado, com o objetivo de atender o máximo de pacientes possível durante o período de combate ao Covid-19
A Secretaria de Saúde de Jacareí foi autorizada pelo Ministério da Saúde e pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) a viabilizar a utilização do sistema de Telemedicina nas consultas com os especialistas do SIM (Sistema Integrado de Medicina).
O Telemedicina será realizado por tempo indeterminado, com o objetivo de atender o máximo de pacientes possível durante o período de combate e prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19). Além das medidas de proteção à contaminação do vírus, o monitoramento de rotina e de diagnósticos de saúde deve continuar, na medida do possível, diz a secretaria.
Na prática, o paciente recebe uma ligação do SIM avisando que a próxima consulta será via telefone. No dia e hora marcados, o médico especialista liga para o munícipe e realiza a consulta via telefone. Em mãos, o profissional está com todo o acompanhamento de diagnóstico para que seja um acesso qualificado aos pacientes já assistidos.
Retorno - Porém, o Telemedicina é realizado apenas para consultas de retorno. O primeiro contato deve ser presencial. Dentro dos procedimentos via telefone são avaliados casos clínicos, retornos de acompanhamentos, leitura de laudo e pedido de receitas e exames. Caso sejam solicitados medicamentos para serem retirados na Farmácia Central ou na Farmácia de Alto Custo, o paciente pode pegar a receita no local em até dois dias, dependendo da orientação do médico especialista.
Ao todo, são 27 consultórios adaptados no SIM, para atendimentos do Telemedicina. Entre os especialistas que estão realizando as consultas, estão: cardiologista, dermatologista, endocrinologista, otorrino, oftalmologista, neurologista adulto e infantil, psiquiatra e proctologista.
"Estou contente com o retorno dos meus pacientes. Todos estão à vontade, seguindo as orientações conforme o que dizemos. A iniciativa faz com que, no momento atual, eu continue cuidando deles de longe. É uma grande evolução", disse o cardiologista Dr. Mateus de Oliveira Camillo, que já está adaptando sua rotina para o atendimento via telefone.