UNITAU inaugura Unidade de Pesquisa Clínica no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT)

A nova unidade foi criada para integrar alunos, professores e pesquisadores em um ambiente colaborativo.


A Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugurou na quinta-feira (29) a Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin), instalada no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). A iniciativa marca um avanço significativo para o ensino e a produção científica na área da saúde, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, o conhecimento e o atendimento às demandas da sociedade.
 
 
A nova unidade foi criada para integrar alunos, professores e pesquisadores em um ambiente colaborativo, voltado ao desenvolvimento de estudos nas áreas de diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde. O espaço também será utilizado por estudantes de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, fortalecendo a formação acadêmica com práticas voltadas à pesquisa clínica.
 
"A Upeclin representa um marco importante para nossa Universidade. Vamos envolver toda a comunidade acadêmica e também o setor externo, como empresas, em um esforço conjunto para gerar conhecimento e promover melhorias reais na saúde", afirmou a reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Fontes.
 
A estrutura da unidade conta com dois consultórios, sala de infusão com cinco cadeiras, posto de enfermagem e uma sala de procedimentos equipada com ultrassom de alta performance, o Aplio 300 A, voltado para diagnósticos por imagem com tecnologia de ponta.
 
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Mônica Carniello, as pesquisas realizadas na Upeclin terão abordagem interdisciplinar e foco nas necessidades concretas da população. Já o diretor do Departamento de Ciências Médicas, Prof. Dr. Walnei Barbosa, destacou o impacto positivo na iniciação científica: "Os alunos terão a oportunidade de participar mais cedo de pesquisas clínicas, o que enriquece a formação e amplia as possibilidades acadêmicas."
 
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concílio, também ressaltou a importância da nova unidade: "É um ganho excepcional para a Universidade, que já tem uma sólida tradição na área da saúde."
 
Durante o evento de inauguração, a professora da UNESP de Botucatu, Dra. Paula Gaiolla, compartilhou a experiência da instituição, que hoje é referência no estado com mais de 100 pesquisas clínicas em andamento ? 81 delas com financiamento externo.
 
As pesquisas da Upeclin também poderão ser patrocinadas, o que contribuirá para o custeio da estrutura e reforçará a sustentabilidade do projeto. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os de número 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade).