6 lugares para conhecer a história de Recife

Com quase cinco séculos de história, Recife é muito mais que a praia de Boa Viagem


Recife é uma das cidades mais antigas do Brasil. Sua fundação data de 1537, quando ainda era apenas uma vila chamada de Ribeira do Mar dos Arrecifes. Aos poucos, foi crescendo e tornou-se a capital de Pernambuco, e um dos destinos mais buscados pelos turistas. E para conhecer mais sobre essa cidade, nada melhor do que visitar alguns lugares que inspiram e respiram a história de Recife.

1. Recife Antigo

O centro histórico, ou Recife Antigo, como os moradores se referem, já é uma bela aula de história da cidade. Casarões e prédios antigos, teatros, cafés, etc. Cada ponto da rua vai dizer um pouco mais sobre a fundação da cidade e como ela foi crescendo das margens do porto para o centro do estado. É possível contratar uma visita guiada pelo centro para conhecer mais da história e, inclusive, tirar belas fotos.

2. Praça do Marco Zero

Chamada oficialmente de Praça Barão do Rio Branco, mas conhecida como Marco Zero da cidade, esse local é o destino inicial de todas as medidas oficiais de distâncias locais. É a partir dela que contam os quilômetros rodoviários. A praça é banhada pelo Rio Capibaribe, e o turista pode pegar um barco lá mesmo e atravessar para o Parque das Esculturas, que abriga cerca de 100 esculturas do artista Francisco Brennand, famoso escultor da cidade. Aproveite também para dar um pulo no Centro de Artesanato de Recife, localizado na praça, e levar umas peças de lembrança para casa.

3. Museu Cais do Sertão

Instalado no antigo Armazém 10, do Porto de Recife, em 2014, o museu é um local referência para quem quer conhecer mais sobre a cultura sertaneja do Nordeste, por meio da interatividade e com experiências sensoriais. Uma das exposições permanentes do museu traz a história do artista Luiz Gonzaga, um dos cantores pernambucanos mais consagrados do Brasil. É importante sempre verificar os dias de funcionamento do local, que sofreu algumas alterações, devido à pandemia.

4. Sinagoga Kahal Zur

Considerada uma das primeiras sinagogas a entrar em funcionamento na América Latina, o espaço foi fundado em 1636, onde era conhecido como Rua dos Judeus, atualmente chamada de Rua do Bom Jesus. A sinagoga é aberta aos turistas, que podem conhecer um pouco mais sobre a chegada dos judeus ao país, em 1500, e a perseguição sofrida no Período Holandês.

5. Mercado de Madalena, ou Bacurau

Inaugurado em 1925, o mercado funcionava de dia, quando vendia todos os tipos de alimentos frescos, e à noite, quando era procurado principalmente pelos moradores com uma vida mais boêmia na cidade; por isso, inclusive, o local ficou conhecido como Mercado do Bacurau. É possível, ainda hoje, fazer compras de feira e de comidas típicas no local, como munguzá, cuscuz com café, tapioca e o famoso sarapatel da cidade.

6. Teatro Santa Isabel

Exuberante com a sua arquitetura neoclássica, o teatro foi inaugurado em 1850, em homenagem à Princesa Isabel. Passagem de muitas peças teatrais e pessoas importantes na história, lá foi proferida a célebre frase de Joaquim Nabuco: "Aqui, nós ganhamos a causa da abolição". O espaço é aberto ao público e tem visita guiada, todos os domingos. 

Caminhar por Recife é muito prazeroso, respirando aqueles quase cinco séculos de história, e os locais indicados são fáceis de acessar, seja por ônibus, táxi ou o visitante pode ainda buscar por aluguel de carros em Recife, se quiser uma experiência mais livre e confortável. Além disso, o aeroporto fica localizado bem no centro da cidade, e o metrô não é tão acessível aos pontos históricos e turísticos da cidade.