O ano de 2023 ainda nem começou, mas quem pensa em viajar precisa começar a fazer os planos, especialmente para viagens internacionais. E por que não a Grécia, um dos destinos mais populares da Europa? Atraindo milhares de turistas, a visita geralmente começa na capital Atenas, que possui um grande número de museus, restaurantes e a extraordinária oportunidade de ver ruínas antigas integrarem-se à cidade.
A Antiguidade continua atual
Berço da política e civilização antigas, a Grécia é um dos destinos mais interessantes para os amantes da cultura e da arte, com uma dose de praias e ilhas magníficas. Sua história é tão rica que descobertas continuam sendo feitas. Além disso, o país abriu recentemente o seu primeiro museu subaquático.
Por tais constantes descobertas, e porque a filosofia e a arte gregas ainda se mantêm atuais, o fascínio por essa civilização continua. Porém, seria simplista resumir seu legado somente a isso: a cultura grega também é recontada através dos olhos da indústria do entretenimento, que da mesma forma está sempre se reinventando.
Em toda a sua intelectualidade, possivelmente os antigos gregos não previram que serviriam de inspiração para temas que viriam a existir somente milênios mais tarde. Um exemplo são os jogos de cassino online, que podem ser acessados em diversas plataformas. Inúmeros caça-níqueis, como Age of Athena, abordam a temática da Grécia Antiga, misturando guerreiros e mitologia.
Na moda, por sua vez, a cultura grega já serviu de inspiração para desfiles de grifes como Chanel e Dolce & Gabbana. No cinema os exemplos são diversos, como os filmes hollywoodianos Thor e Imortais, além da animação Hércules. Na culinária, por outro lado, os pratos mediterrâneos seguem se destacando entre os mais saudáveis. Conhecendo um pouco dos gregos atuais e do orgulho à sua cultura, podemos imaginar que eles se sintam honrados.
Kalimera Falando dos gregos e dos seus costumes, outro ponto que não mudou da Antiguidade até os dias atuais foi o uso da palavra Kalimera, que os visitantes escutam pelas ruas de Atenas. O termo significa 'Bom dia' e é pronunciado com uma singela entonação cantada, geralmente acompanhada de um sorriso. É a forma de os atenienses reafirmarem que os visitantes são bem-vindos.
E o que visitar em Atenas? São muitos os pontos, mais precisamente:
- Acrópole de Atenas e Partenon: patrimônio mundial da Unesco, essa é a principal atração turística no país, onde está o Partenon, construído no século V a.C. No mesmo local estão o Erechtheum (templo dedicado aos deuses Poseidon e Atena), o Propileus (porta de entrada para a Acrópole), o Teatro de Dionísio, o Templo de Atena Nike e o Odeon de Herodes Atticus.
- Museu da Acrópole: a Acrópole é imperdível, mas para realmente compreender a sua história, uma visita ao Museu da Acrópole (que fica em outra localização) é fundamental. São quase 4 mil objetos exibidos e uma vista de tirar o fôlego.
- Monastiraki: distrito para quem quer "bater perna", explorar restaurantes, ver gente, fazer compras etc. Composto por várias ruelas, no seu centro está uma praça que é o coração do local, com uma igreja Bizantina do século X. Aos domingos, acontece no distrito o famoso Mercado de Pulgas, em que comerciantes vendem diversas antiguidades e itens de segunda mão.
- Praça Syntagma: onde está localizada a Casa do Parlamento. Esta praça é o centro político do país, além de servir como ponto de encontro. Uma atração imperdível é a troca de guardas - a cada hora acontece a mudança dos dois soldados que guardam o Túmulo do Soldado Desconhecido. A mudança sincronizada é um evento em si, já que durante o período de 1h os soldados devem permanecer imóveis.
Há muito mais para ser visto em Atenas. Geralmente a viagem é combinada com visitas a ilhas, como as famosas Mykonos e Santorini, portanto 2 a 3 dias na capital cobrem os principais pontos turísticos, apesar de que há atrações para passar pelo menos 10 dias na cidade. Qualquer que seja a escolha, em Atenas todos os caminhos apontam para a certa.