Cuidados para ter uma viagem segura com cachorro

As viagens com nossos melhores amigos podem ser muito divertidas, mas é preciso um preparo minucioso para protegê-los de complicações


Viajar, seja acompanhado da família ou dos amigos, é uma atividade muito divertida e prazerosa que contribui para a criação de memórias únicas. Entretanto, não podemos esquecer de nossos pequenos companheiros, os pets, que fazem parte da nossa vida e nos alegram até mesmo nos dias mais difíceis.

Para que seu cachorrinho o acompanhe em seu destino, é preciso se preparar rigorosamente, evitando problemas ou que sofra no caminho. Confira o que você não pode esquecer para poder fazer uma viagem tranquila e agradável com seu melhor amigo de quatro patas.

Itens de transporte e segurança

Independentemente do meio de transporte escolhido, todo bichinho deve ser transportado em segurança. Para os carros, pode ser utilizada uma caixinha de transporte ou cadeirinhas específicas para anexar aos bancos, deixando-os presos e seguros.

Caso o seu cachorro não esteja sendo transportado adequadamente, utilizando equipamento de segurança, ele pode ficar agitado e atrapalhar a direção ou sofrer acidentes em curvas, freadas bruscas e em lombadas. Além disso, é uma infração de trânsito, podendo acarretar em multas e pontos na carteira.

Já para os ônibus e aviões, é necessário transportá-los na caixinha de transporte adequada para seu tamanho, seja rígida ou flexível. Geralmente, o tamanho indicado deve permitir que ele fique em pé e que consiga dar uma pequena volta sobre si.

Consultar a companhia aérea ou de ônibus

Cada companhia, seja aérea ou de ônibus, possui suas próprias regras quanto ao transporte de animais. Portanto, antes mesmo de marcar sua viagem ou de comprar a passagem, é importante visitar o site da empresa ou entrar em contato para solucionar dúvidas e obter informações do procedimento a ser realizado.

Existem empresas que liberam apenas cachorros de pequeno porte, certas companhias aéreas permitem que cachorros de pequeno porte viajem junto do tutor na cabine, enquanto cachorros de médio ou grande porte são aceitos apenas no bagageiro do avião. Além disso, algumas cobram uma passagem para o bichinho, enquanto outras cobram taxas específicas de transporte.

Entretanto, costuma ser obrigatória a apresentação de um laudo de um profissional com CRMV, indicando que o bichinho possui boas condições físicas e carteira de vacinação em dia. Para as viagens internacionais, é necessária a emissão de um documento pelo governo federal, chamado Certificado Veterinário Internacional (CVI).

Consultar hospedagem

Hoje em dia, é cada vez mais comum as pessoas viajarem com seus bichinhos. Observando essa tendência, o setor de hospedagens tem se adaptado a essa nova demanda por espaços pet-friendly.

É importante não esquecer de verificar se as instalações do local permitem o acompanhamento do seu bichinho e observar se o ambiente será confortável para ele tanto quanto será para você.

Não esquecer itens importantes e brinquedos favoritos

É claro que não se deve esquecer itens essenciais, como o pacote de ração, comedouro, bebedouro, coleira com tag com seu número de celular, para o caso de ele se perder, tapete higiênico, sacolinhas e pá para recolher seus dejetos.

Tão importante quanto os itens anteriores, é pegar seus brinquedos favoritos, o cobertor que ele gosta de dormir, sua caminha, etc, para que ele não estranhe tanto dormir fora de casa.

Visitar o veterinário

A visita ao veterinário antes de viajar é extremamente importante não somente para a emissão dos documentos necessários, mas também para realizar um check-up no bichinho e obter a avaliação do profissional se o seu pequeno amigo está preparado para viajar.

Problemas cardíacos ou ansiedade podem ser agravados em momentos como esses, então é melhor fazer esse acompanhamento. Além disso, o profissional formado em faculdade de veterinária poderá dar dicas do que fazer em casos de enjoos ou repassar técnicas para acalmá-los.