Iguarias da região Norte do Brasil: quais são os pratos mais populares?

A gastronomia da região Norte traz uma singularidade ímpar para a cultura brasileira


A culinária brasileira é uma das mais diversificadas do mundo, e, na região Norte, se destaca pelas iguarias únicas e pelos sabores sem igual. Com uma forte presença de frutas típicas, frutos-do-mar, peixes e temperos, a culinária desta região do Brasil é capaz de encantar o paladar.

Entre os pratos típicos, alguns são mais populares que outros e influenciam até mesmo pratos de outras regiões do país. Vamos conhecer os pratos mais famosos da região Norte do Brasil.

Açaí

Um dos exemplos de pratos que influenciaram outras regiões do Brasil. Diferentemente do sorvete de açaí visto em outros lugares, o açaí do Norte deriva da fruta roxa que leva o mesmo nome, e é consumido em forma de creme espesso. 

Embora possa ser comido com açúcar ou como sorvete, é mais consumido com peixes e farinha. Em uma versão mais doce, muitas vezes é adoçado com guaraná. Originado na região do Pará, o açaí é um dos acompanhamentos mais famosos para pratos que levam peixes ou frutos-do-mar.

Tacacá

Muito famoso principalmente na região do Pará, o Tacacá já serviu de inspiração até para uma música da famosa banda Calypso.

É um prato que combina tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca brava), goma de tapioca, camarões secos e jambu (uma erva que provoca uma sensação de dormência na boca). O que mais chama a atenção é justamente o efeito que o jambu causa e as diferentes texturas que a sopa apresenta. 

Esse caldo passa por um processo de fermentação e cozimento para eliminar algumas toxicidades que a planta carrega. É bastante comum encontrá-lo em restaurantes e feiras locais, principalmente no Pará, onde teve sua origem.

Cuscuz

cuscuz é um dos pratos mais famosos da região, com fortes influências indígenas. O cuscuz do Norte, diferentemente do sudestino e do nordestino, é feito com leite de coco e tapioca, feita a partir da goma de mandioca hidratada. A textura é leve e granulada, e muitas vezes é servido com pratos típicos, como peixes. 

Conhecido por sua versatilidade, muitas vezes é consumido sem nenhum acompanhamento, no café da manhã, por exemplo. Muitas pessoas e cozinheiros gostam de acrescentar até mesmo frutas típicas da região, como banana-da-terra. Queijo coalho também é um dos acompanhamentos mais comuns do cuscuz.

Maniçoba

Um dos pratos mais polêmicos, a maniçoba tem suas raízes na tradição indígena. O que chama a atenção é a complexidade para fazer o prato, pois é preparada a partir de uma planta conhecida por sua toxicidade; no caso, a folha da maniva, uma variante da mandioca, um dos ingredientes mais comuns em pratos da região. 

Para não causar danos à saúde, a maniçoba precisa ser preparada e cozida por vários dias. Geralmente, o cozimento para eliminar todas essas substâncias demora de sete a oito dias. A maniçoba é muito consumida em festividades e datas comemorativas, e geralmente é acompanhada por carne de porco. O prato é temperado com uma mistura de ervas e especiarias, e é muito comum na região da Amazônia.