Ilhabela: pesquisa revela opinião dos moradores sobre o turismo

Levantamento inédito feito em todo o Estado poderá ajudar os municípios no planejamento


Ilhabela foi um dos destaques da Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, entre o final de novembro e início de janeiro. Com a mobilização no município, foram preenchidos 208 formulários on-line. Segundo o Estado, o mínimo necessário para a pesquisa era de 190 respostas. Além de Ilhabela outras 20 cidades atingiram essa base em um universo de 183 municípios que registraram respostas. 

O levantamento é dividido em três grupos de perguntas: o perfil dos participantes, a avaliação que fazem sobre o turismo na cidade e as perspectivas para os próximos anos.  

Sobre o perfil, 54,68% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 60 anos ou mais (29,47%) e 50 a 59 (24,64%), 41,06% informaram ter superior completo, 44,61% têm renda familiar acima de 10 salários mínimos e 62,80% não trabalham diretamente com turismo

Sobre a avaliação, 38,65% informaram que o turismo é bom para a cidade e 32,85% para a população, inclusive economicamente e para a geração de empregos. Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 52,17% acreditam que o turismo beneficia a economia local, 11,65% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 1,45% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 6,76% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia, e 12,08% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura. Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 7,25% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.

"Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas", lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. "E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor".